Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Will Smith pode perder o Oscar por agressão a Chris Rock

2022-03-28 às 10:40
Foto: Reprodução

Especialistas da indústria cinematográfica disseram ao The New York Post que há possibilidade de Will Smith, vencedor do Oscar de melhor ator neste domingo (27), por ‘King Richard: Criando Campeãs’, ter de entregar a estatueta devido ao episódio de agressão contra o apresentador Chris Rock. Ele deu um tapa em Rock após este fazer um comentário sobre a esposa, que sofre de alopecia, uma doença autoimune que causa queda de cabelos. Toda a situação gerou um clima desconfortável no evento.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que distribuiu prêmios no Dolby Theatre, em Los Angeles, tem um regulamento extremamente rígido, e exige um código de conduta de convidados e premiados. Judd Apatow, diretor de comédias, publicou um tweet sobre o assunto, que em seguida foi apagado. “Ele poderia tê-lo matado. Isso é pura raiva e violência fora de controle. Eles [Will e Jada] ouviram um milhão de piadas sobre eles nas últimas três décadas. Eles não são novatos no mundo de Hollywood e da comédia. Ele perdeu a cabeça”, dizia a publicação.

Em 2017, após diversas acusações de abuso, a organização do Oscar lançou um código de conduta. Na ocasião, a CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Dawn Hudson, escreveu “Não há lugar na Academia para pessoas que abusam de seu status, poder ou influência de uma maneira que viole os padrões reconhecidos de decência. A Academia se opõe categoricamente a qualquer forma de abuso, assédio ou discriminação com base em gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, idade, religião ou nacionalidade. O Conselho de Governadores acredita que esses padrões são essenciais para a missão da Academia e refletem nossos valores”.

Caso haja punição, ambos os atores podem sofrer as consequências. No caso de Chris, que não tem um Oscar, a punição pode vir em forma de banimento em convites para apresentar cerimônias ou prêmios da Academia.

Informações: Monet