há 7 horas
Amanda Martins

O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, revelou os primeiros nomes garantidos na convocação para a Copa do Mundo de 2026. Segundo informações da CBN, o treinador afirmou que Vinicius Júnior e Estevão estarão na lista final para o Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.
“O Estêvão vai estar na Copa do Mundo. É um jogador muito especial, muito diferente. Ele está progredindo muito bem no Chelsea. E o Vinicius Júnior, com certeza, vai fazer uma grande temporada, como as últimas que já fez no Real Madrid. Ele chegará muito bem na Copa do Mundo. O Vinicius vai para a Copa”, declarou Ancelotti neste domingo (30). A fala do treinador ocorre na semana do sorteio oficial da Copa, marcado para 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington.
Brasil cabeça de chave
A Fifa divulgou recentemente as regras do sorteio e a divisão dos potes. O Brasil é cabeça de chave no Pote 1, ao lado dos países-sede e das seleções mais bem posicionadas no ranking.
Pote 1: Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha.
Estar no Pote 1 garante à equipe brasileira a vantagem de evitar confrontos com as seleções mais fortes ainda na fase de grupos. O regulamento também impede que países da mesma confederação se enfrentem nesta etapa, exceto no caso europeu. Assim, o Brasil não enfrentará seleções sul-americanas como Uruguai, Colômbia ou Paraguai na primeira fase.
Como serão os grupos e a repescagem
A Copa de 2026 terá 48 seleções, divididas em 12 grupos com quatro equipes cada. Avançam os dois melhores de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados.
A repescagem mundial distribuirá duas vagas por meio de um mini-torneio disputado entre seis seleções, de diferentes confederações, entre 23 e 31 de março de 2026. Os países já garantidos nesse mata-mata são:
Bolívia (Conmebol)
República Democrática do Congo (CAF)
Iraque (AFC)
Nova Caledônia (OFC)
Jamaica (Concacaf)
Suriname (Concacaf)
A Europa terá repescagem separada, com quatro vagas em disputa.
Estêvão e Vini: apostas para liderar o novo ciclo
A confirmação antecipada de Vinicius Júnior e Estevão indica o perfil ofensivo buscado por Ancelotti. Vinicius vive o auge da carreira no Real Madrid, enquanto Estevão, de apenas 17 anos, é tratado como uma das principais joias do futebol brasileiro e já começa a ganhar espaço no Chelsea.
Com o Brasil como cabeça de chave e o Mundial aproximando-se, Ancelotti aproveita para moldar o grupo que tentará reconquistar o hexacampeonato, agora com dois nomes já assegurados no elenco.