A atleta ponta-grossense Talita da Luz de Oliveira conquistou o título de campeã nacional da Elite do ciclismo de estrada durante o Campeonato Brasileiro 2025, realizado na cidade de São Paulo (SP), no último domingo (6). A atleta torna-se a primeira ciclista mulher a conquistar o título nacional nas provas de pista e estrada.
Ao todo, cerca de 80 ciclistas disputaram a prova, que contou com mais de 74 km de percurso ao longo da rodovia Anchieta. O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo. A atleta de Ponta Grossa finalizou a prova com 1h53, com média de 39 km/h.
Talita iniciou no ciclismo em meados de 2008, por meio do incentivo do pai, Altair Justino de Oliveira. Em 2010, a ciclista integrou a Liga de Ciclismo Campos Gerais (LCCG), onde também se sagrou a primeira mulher a conquistar medalhas em todos os níveis competitivos no ciclismo, representando a Seleção Brasileira em campeonatos Pan-Americanos e o Time Brasil nos Jogos Sul-Americanos de 2018 e nos Jogos Pan-Americanos de 2023. Esse histórico, aliado ao ODS 5 da Organização das Nações Unidas (ONU), motivou a LCCG a criar, em 2020, o projeto MITRAX, o qual é 100% direcionado ao desenvolvimento do ciclismo feminino, diretriz que também faz parte das metas do governo municipal.
De acordo com o técnico da campeã brasileira, Mauro Ricetti Paes, o resultado obtido é fruto de um trabalho intensivo e constante. “A conquista da Talita consolida o trabalho realizado pela diretoria da LCCG em mais de duas décadas (oficial desde agosto de 2002). Além dos resultados nas competições, Talita é uma profissional de Educação Física formada pela UEPG e tem atuado junto à diretoria para o desenvolvimento de ações sociais que irão fortalecer cada vez mais o compromisso da entidade, da modalidade e do município. O compromisso da entidade é com a sociedade. Se depender do esforço e dedicação da diretoria e das atletas do time Mitrax, virão muitas outras Talitas por aí!”, destaca o técnico.
Atualmente, na LCCG, além de Talita, outras duas atletas são medalhistas nacionais: Emanuelle B. Viximiczen, que também já representou a Seleção Brasileira e o Time Brasil, e Gabriela Costa.
Das assessorias.