O atleta e coach, David Fonseca de Souza, abordou a sua futura participação e da sua equipe no ‘TCB 2023’, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (18).
Histórico de David
O atleta é natural de Rondônia e já habita no Paraná há 16 anos. “Sempre pratiquei esportes e a minha base foi no futebol. Eu também pratiquei oito anos de karatê e sempre gostei de competição”, destaca.
David se formou em Educação Física no Centro Universitário UniDomBosco, em Curitiba, e seu primeiro emprego foi na área do futebol, que sempre teve grande apreço. “Porém o futebol é muito trabalhoso, durante a semana tem os treinos e final de semana tem muitos jogos. Eu treinava vários times, então estava sempre na beira do campo”, relembra. “Durante este período, eu recebi a notícia que seria pai e comecei a perceber que precisaria estar presente por mais tempo em casa e passar os finais de semana com a família”, acrescenta.
Interesse pelo crossfit
O interesse pelo crossfit começou quando um amigo dele postou um story no instagram fazendo um ‘snatch com a barra’, que é um movimento característico da modalidade. “Eu fui conversar com ele e ele me explicou que era uma nova tendência que estava vindo para o país e tinha certeza que não seria apenas uma moda, mas que permaneceria”, explica. “Ele me conhecia da faculdade e afirmou que eu levava jeito para a modalidade. Após essa conversa, ele me convidou para fazer uma aula experimental e eu nunca mais saí do crossfit”, acrescenta.
Após dois meses de treinamento, o atleta também já estava ensinando iniciantes na modalidade. “Eu comecei a ensinar pessoas que iam fazer a aula experimental, porque eu já tinha o diploma. Eu fiz o curso e comecei a treinar para algumas competições em Curitiba e fui evoluindo. Cada vez foi ficando um pouco mais sério e as competições começaram a aparecer com mais frequência”, assegura.
Há dois anos, David se mudou para Ponta Grossa para assumir a Apollyon Crossfit. “Estou muito feliz aqui na cidade, porque lembra um pouco a minha cidade natal por ser mais tranquila. A partir disso me juntei com o grupo da galera que é coach comigo e meus alunos, e treinamos de uma forma muito séria”, ressalta. “Graças a Deus conseguimos essa vaga para esse torneio, que não é fácil”, celebra.
Crossfit no Brasil
Quem trouxe a modalidade ao Brasil foi Joel Fridman, em 2009, e abriu a primeira box do país, a CrossFit Brasil. “Com o passar do tempo, ele percebeu que faltavam competições de bom nível no país e começou a fazê-las. O nome dos primeiros era ‘Torneio Crossfit Brasil’, e a sua ideia era achar o homem e a mulher mais bem condicionados do país”, destaca.
Com o passar dos anos e aumento do número de participantes, a competição já não caberia dentro do box e foi necessário buscar um espaço maior. “Tinham 600 atletas inscritos e foi necessário procurar uma estrutura um pouco maior. Como deu certo, no ano seguinte foi necessário realizar uma ‘Super Seletiva’, para que cada região do país realizasse a sua seletiva para levar os melhores atletas à competição”, explica.
TCB
O ‘TCB’ é a maior competição da modalidade no país. Para conquistarem a chance de participar do torneio, os atletas passaram pelas seletivas, disputadas por todo o país. Os melhores de cada região, serão testados durante 4 dias em provas que exigirão ao máximo de todas as suas capacidades físicas e mentais.
“Tem a categoria individual para homens e mulheres [40 vagas para cada sexo] e tem a categoria times, que o nosso time da Apollyon também se classificou para disputar com mais de 30 times”, ressalta. “Nessa competição serão encontrados os atletas que possuem o melhor condicionamento físico do país”, finaliza.
Serviço
David Fonseca é coach de crossfit no Apollyon Crossfit, que fica localizado dentro da Academia Platinum, com unidades no Centro e em Uvaranas.
Saiba mais: @davidfonsecacoach
Confira a entrevista completa: