Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Atletas paranaenses representam o Brasil no Mundial de Ginástica Rítmica

2025-08-19 às 17:58
Foto: Simone Ferraro/Confederação Brasileira de Ginástica

O Paraná será destaque no 41º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, entre os dias 20 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro. A competição marca a primeira edição do torneio realizada na América do Sul e entra para a história como a maior em número de participantes, com 650 atletas de 78 países.

Entre as convocadas pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), estão as paranaenses Bárbara Domingos e Mariana Gonçalves. Bárbara, principal atleta brasileira da modalidade, disputa o individual, enquanto Mariana compõe a equipe do conjunto. As duas treinam no Clube AGIR Ginástica Rítmica, espaço administrado pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES) no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.

Bárbara vive o auge da carreira e chega ao Mundial como referência nacional. Finalista olímpica em Paris-2024, ela também fez história ao vencer o individual geral no Campeonato Brasileiro de 2025, resultado alcançado em junho, também no Rio de Janeiro. Bárbara é a primeira brasileira a ganhar ouro no Individual Geral de Ginástica Rítmica nos Jogos Pan-Americanos e a primeira brasileira a entrar para o grupo das 12 melhores do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica.

Apoio

Além da convocação para o Mundial, Bárbara já acumula uma trajetória de apoio constante no esporte paranaense. Foi bolsista do Programa Geração Olímpica e Paralímpica de 2012 a 2024 e, atualmente, é beneficiada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte). Em 2025, o projeto da Associação de Ginástica Rítmica (AGIR), que contempla Bárbara e Mariana, recebeu R$ 199 mil em recursos do programa.

O Governo do Paraná mantém investimentos contínuos no desenvolvimento da ginástica em três modalidades: artística, rítmica e trampolim. O suporte é viabilizado por meio do Proesporte, que atingiu um marco inédito neste ano. O Edital 06 recebeu 1.850 projetos, quase o dobro do recorde anterior, de 945 propostas em 2023. Desde 2018, o programa já destinou R$ 83 milhões para 577 projetos esportivos em todo o estado.

“Desde o nosso primeiro edital, em 2018, sempre tivemos projetos de ginástica contemplados, o que garante não apenas a manutenção das atividades, mas também o crescimento das atletas, oferecendo melhores condições de treinamento e oportunidades de participação nas grandes competições. Esse apoio faz toda a diferença para que o esporte continue transformando vidas e alcançando novos resultados para o Paraná e o Brasil.”, explicou Otávio Vinícius Taguchi, coordenador do Proesporte.

O Proesporte é financiado com recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), permitindo que contribuintes destinem parte do imposto devido para fomentar o esporte no Paraná. O programa é complementado por ações de capacitação promovidas pela SEES, que já alcançaram centenas de gestores e proponentes em diferentes regiões do estado.

Mundial

O Mundial de 2025 terá formato inédito. Os dois primeiros dias (20 e 21) serão dedicados às classificatórias individuais, que vão definir as 18 finalistas do individual geral e as oito melhores em cada aparelho. Na sexta-feira (22) será realizada a decisão do individual geral. No fim de semana, o público acompanha as finais por aparelhos e as disputas de conjunto. As apresentações ocorrem na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, mesmo palco dos Jogos Olímpicos de 2016.

Convocação do Brasil para o Mundial de Ginástica Rítmica 2025:

Conjunto: Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves.

Individual: Bárbara Domingos e Geovanna Santos.

da AEN