Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025

Autoridades condenam racismo praticado por torcedor contra jogador do Athletico

2025-01-26 às 11:15

Autoridades políticas manifestaram repúdio à atitude de um torcedor do Coritiba, que proferiu ofensas racistas contra o jogador Léo, do Athletico, durante o clássico Athletiba, na tarde de sábado (26), no Estádio Couto Pereira, em jogo válido pelo Campeonato Paranaense 2025. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), o deputado estadual Alexandre Curi (PSD), disse que a atitude de alguns torcedores “é revoltante e exige uma resposta firme”.

“O racismo é inaceitável em qualquer espaço, inclusive no futebol. O caso do Léo, vítima de injúria racial por parte de alguns torcedores durante o Athletiba de ontem, é revoltante e exige uma resposta firme. Toda minha solidariedade ao jogador. Que os responsáveis sejam identificados e rigorosamente punidos, para que a justiça, o respeito e a igualdade prevaleçam em nossa sociedade”, expressou o presidente da ALEP no Instagram, na manhã deste domingo (26).

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, também lamentou a cena e reforçou seu apoio no combate ao racismo. “Além do mau exemplo da violência entre os jogadores a maior violência que assistimos ontem foi uma voz gritando ofensas racistas inaceitáveis. Em homenagem a todos os torcedores do bem, como paranaense peço desculpas ao Léo e confirmo a ele e a todas as vítimas de racismo que continuarei lutando contra isso com todas as minhas forças”, disse.

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, disse que as ofensas proferidas pelo torcedor representam “uma atitude isolada”. “O futebol não tem nada a ver com racismo. Inaceitável o que aconteceu com o zagueiro Léo, do @AthleticoPR. Essa foi uma atitude isolada e não representa as torcidas dos times de Curitiba. Vamos aguardar a polícia identificar quem fez isso e cobrar punição”, expressou, na rede social X.

O Ministério do Esporte publicou uma nota de repúdio em relação aos atos racistas sofridos pelo jogador Léo, do Athletico Paranaense.

“O Ministério do Esporte manifesta seu total repúdio aos atos racistas dirigidos ao jogador Léo, do Athletico Paranaense, no Estádio Couto Pereira, durante o clássico Atletiba, válido pelo Campeonato Paranaense. O racismo é crime e uma afronta aos valores do esporte, que deve ser um espaço de respeito, união e diversidade. É inadmissível que o futebol brasileiro, símbolo de paixão e integração, ainda seja palco de atitudes tão desprezíveis.

Manifestamos nossa solidariedade ao atleta e ao Athletico Paranaense. É essencial que clubes, federações e torcedores se unam para erradicar o racismo do futebol, promovendo um ambiente de inclusão e igualdade em todos os níveis do esporte.

Reiteramos nosso compromisso com políticas que promovam conscientização, educação e respeito. O Ministério do Esporte seguirá atuando firmemente para acabar com o racismo no futebol brasileiro e em nossa sociedade. Não há espaço para o preconceito no esporte ou no Brasil.”