A ponta-grossense Brenda Garret conquistou no último domingo (20) o primeiro lugar do Campeonato Pan-Americano de Karatê da categoria 16 e 17 anos. A atleta faz parte do “Projeto Prata da Casa”, e é bicampeã dos Jogos da Juventude do Paraná, além de colecionar títulos nacionais e internacionais e marcar presença constantemente na Seleção Brasileira da modalidade. O certame foi disputado virtualmente pelas seis melhores atletas das Américas e teve a arbitragem da Confederação Pan-Americana, com sede no México.
O técnico e pai de Brenda, Anderson Garret, informou que na primeira fase do ‘Katá’ (demonstração técnica) as competidoras foram colocadas em dois grupos, sendo que Brenda obteve a melhor nota da série garantindo presença na final diante de uma atleta dos Estados Unidos, que teve o melhor desempenho no outro grupo.
Na final a jovem de Ponta Grossa repetiu o desempenho impecável, e assegurou o título. “Uma conquista especial, diante de uma adversária que integra a Seleção Norte-Americana e mostra o potencial da Brenda para alcançar o objetivo maior de todo o atleta, os Jogos Olímpicos”, disse Anderson.
Ainda, para o treinador da atleta, o trabalho fica ainda mais valorizado em um ano tão difícil 2020, com o cancelamento das competições presenciais devido à pandemia do coronavírus. “As disputas virtuais são mais tensas que as presenciais, com cada detalhe sendo avaliado pelos árbitros e a atleta precisa ter concentração redobrada”, conclui Garret.