Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Brenda Garret, atleta ponta-grossense destaque no Karatê, fala sobre carreira e sonho de participar das Olimpíadas

2022-04-29 às 11:56
Foto: Eduardo Vaz

Aos 19 anos, a atleta ponta-grossense Brenda Garret coleciona títulos em diversos campeonatos de Karatê nacionais e internacionais, além de integrar a Seleção Brasileira da modalidade. Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na rádio Lagoa Dourada FM, nesta sexta-feira (29), a atleta e o pai, Anderson Garret, que também é o técnico, conversaram sobre a carreira e os planos para o futuro.

Entre as principais conquistas de Brenda estão o vice-campeonato mundial escolar em 2018, no Marrocos, e o terceiro lugar no campeonato da Hungria. “Estamos vindo de um ano de pandemia que foi bem difícil para o esporte em geral. Em 2021, a Brenda continuou campeã paranaense, tivemos muitos campeonatos online, com o Karatê é possível fazer isso, em nenhum momento a gente parou de treinar os atletas”, explica Anderson.

Ele conta que, no ano passado, a atleta conquistou o primeiro lugar no Campeonato Paranaense pela segunda vez e também foi campeã do Campeonato Brasileiro Universitário, em Brasília, onde conquistou duas medalhas de ouro e recebeu o prêmio de atleta destaque. Brenda celebra a vitória. “Foi muito legal, porque foi a primeira vez. Comecei a cursar Educação Física pela UniCesumar, foi a minha estréia no universitário e foi sensacional. Na primeira vez que eu pude entrar em contato com essa experiência já ter um resultado expressivo foi incrível”, afirma a jovem.

A rotina de treinos da atleta é intensa. Ela treina de duas a três vezes por dia, entre condicionamento físico e técnico, além de conciliar a faculdade de Educação Física. Sobre os planos futuros, Brenda Garret afirma que participar das Olimpíadas é um sonho. “Qual o atleta que não sonha com isso? A gente teve a estreia do Karatê em Tóquio, em 2020, um evento que abriu portas, muita gente não conhecia a modalidade. Foi incrível o pessoal poder conhecer os atletas de nível altíssimo”, diz a atleta.

Porém, o caminho até o evento mundial é longo, conforme explica Anderson. “Para chegar no circuito olímpico o atleta tem que participar de muitas competições internacionais, as premiers que ocorrem fora do Brasil, a gente está com a visão de participar”, pontua. Ele ainda destaca que a falta de apoio financeiro é um desafio para a atleta. “Nossa luta sempre foi conseguir apoio e com a pandemia piorou ainda mais, não só com a Brenda, mas no geral com os atletas. Buscamos uma empresa que possa abraçar a Brenda para poder disputar os campeonatos maiores. Qualidade técnica a gente tem para chegar na Olimpíada, a gente só não tem condições de ir em campeonatos internacionais”, destaca.

Acompanhe a atleta no Instagram: @garret.brenda

Confira a entrevista completa: