há 3 horas
Amanda Martins

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) realizou nesta terça-feira (20) o sorteio dos grupos da Supercopa de Futsal 2026, competição que garante aos campeões das categorias masculina e feminina uma vaga na Libertadores da América da modalidade ainda neste ano. O torneio mantém o mesmo regulamento para ambos os naipes, com seis equipes divididas em duas chaves.
Segundo o Metrópoles, as equipes se enfrentam dentro de cada grupo, em jogos de ida, e os dois melhores avançam para as semifinais, disputadas em jogo único no sistema de chave olímpica. Os vencedores das semifinais fazem a grande decisão, também em partida única.
Na categoria masculina, a Supercopa contará com Atlântico Erechim (RS), Atlético Piauiense (PI), Chapecoense (SC), Joinville (SC), Magnus Futsal (SP) e Traipu (AL). O Traipu garantiu vaga como campeão da Taça Brasil, enquanto Atlântico Erechim e Magnus entram como finalistas da Copa do Brasil. O Atlético Piauiense, campeão brasileiro, e a Chapecoense, terceira colocada, conquistaram a classificação pelo Campeonato Brasileiro. O Joinville completa a lista como representante da Copa dos Campeões.
A competição masculina será disputada entre os dias 24 e 28 de fevereiro, em Erechim (RS). Por ser a equipe da cidade-sede, o Atlântico Erechim será o cabeça de chave do grupo A. Já o Atlético Piauiense, atual campeão brasileiro, lidera o grupo B. A chave A será formada por Atlântico Erechim, Chapecoense e Joinville, enquanto a chave B reúne Atlético Piauiense, Magnus Futsal e Traipu.
No feminino, a Supercopa também contará com seis equipes: Apcef/ADEF (DF), Barateiro (SC), Celemaster (RS), Leoas da Serra (SC), Stein Cascavel (PR) e Taboão Magnus (SP). Stein Cascavel e Leoas da Serra chegam à disputa por terem sido finalistas da Liga Feminina de Futsal. Já Taboão Magnus e Barateiro garantiram vaga como finalistas da Taça Brasil.
O Celemaster ficou com a vaga após a desistência do Cianorte (PR), que havia sido o terceiro colocado da Taça Brasil. A Apcef/ADEF entra na competição como terceira colocada da Copa do Brasil, uma vez que os finalistas do torneio já estavam classificados por outros critérios.
A Supercopa Feminina será realizada entre os dias 4 e 9 de maio, em local ainda a ser definido pela CBFS. O grupo A será composto por Leoas da Serra, Stein Cascavel e Taboão Magnus. Já o grupo B contará com ADEF, Barateiro e Celemaster.