há 16 horas
Amanda Martins

O Coritiba confirmou a entrada do Grupo Independiente Del Valle como acionista minoritário da sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF), em mais um movimento dentro da estratégia de multi-club ownership (MCO), modelo que busca parcerias com investidores especializados em gestão de clubes. A iniciativa visa agregar conhecimento e experiência ao projeto do clube, sem que a administração diária deixe de ser responsabilidade da Treecorp e da OutField, já parceiras do Coxa.
Segundo informações do portal Ric, para o empresário Michel Deller, do Del Valle, o grupo não vai se envolver na rotina do clube. “Chegamos com imensa humildade, respeitamos profundamente o futebol brasileiro. Não vamos atuar no dia a dia, isso continua com a Treecorp e a OutField. Viemos para aprender e apoiar”, afirmou. A parceria terá foco na formação de atletas e na projeção de jovens talentos, buscando resultados dentro de campo e retorno financeiro a longo prazo.
A Treecorp, que detém 90% da SAF, já havia iniciado a estratégia de MCO com a OutField, responsável por gerir parte do projeto do clube, incluindo o CEO Lucas de Paula. Com a chegada do Del Valle, a expectativa é fortalecer a captação e desenvolvimento de jogadores, seguindo o exemplo do clube equatoriano, que revelou nomes como Willian Pacho (PSG), Piero Hincapié (Arsenal) e Moisés Caicedo (Chelsea).
O Coritiba tem se destacado na revelação de jovens talentos nos últimos anos, com jogadores como Pedro Morisco, Lucas Ronier, Igor Paixão e Igor Jesus. A entrada do Del Valle no projeto pretende ampliar a estrutura de formação de atletas, incluindo a adaptação de conceitos do CT do clube equatoriano, cujas obras devem iniciar em 2026.
O Independiente Del Valle coleciona conquistas recentes, com dois Campeonatos Equatorianos (2021 e 2025), Copa do Equador (2022), Supercopa do Equador (2023), duas Copas Sul-Americanas (2019 e 2022), Recopa Sul-Americana (2023) e vice da Libertadores (2016). A parceria reforça a meta do Coritiba de se consolidar como referência na formação de jogadores e fortalecer sua atuação no cenário nacional e internacional.