há 10 horas
Amanda Martins

O corpo do lutador Gerônimo “Mondragon” dos Santos, de 45 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (15) por mergulhadores do Corpo de Bombeiros no Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Segundo o Combate, a prefeitura do município confirmou a morte do atleta por meio de publicação nas redes sociais e lamentou o ocorrido. Mondragon estava desaparecido desde o último sábado (13), após mergulhar em uma praia da região.
Em nota, a administração municipal manifestou solidariedade à família e aos amigos. “Neste momento de dor, expressamos as nossas mais sinceras condolências a todos os familiares e amigos. Que Deus conceda força e conforto para superar essa grande perda”, afirmou a prefeitura. O atleta também ocupava o cargo de subsecretário de Segurança Pública do município.
As buscas mobilizaram equipes de resgate e familiares. Na manhã desta segunda-feira, Feliciano Borges, irmão de Mondragon, falou sobre o trabalho realizado na região e, horas depois, confirmou a morte do ex-lutador do UFC em um vídeo publicado nas redes sociais. Feliciano integrou o grupo que participou das buscas desde o desaparecimento.
Segundo relato do irmão, Gerônimo estava na praia com a namorada quando decidiu dar um último mergulho antes de retornar para casa. Ele teria entrado em uma área com um buraco profundo e corrente de rotação circular. Sem saber nadar, começou a se debater e pedir ajuda, mas acabou submergindo antes da chegada do socorro. Após o desaparecimento, a prefeitura chegou a adiar um evento local e publicou um alerta sobre os riscos no trecho do rio onde ocorreu o acidente.
Gerônimo “Mondragon” dos Santos era um nome conhecido no cenário nacional do MMA. Peso-pesado, chegou a assinar contrato com o UFC em 2012, mas teve a estreia cancelada após um exame apontar hepatite B. Anos depois, retornou aos eventos nacionais e também ganhou notoriedade por participações em programas de televisão e conteúdos nas redes sociais. Em abril deste ano, fez sua última luta, no boxe sem luvas, ao nocautear o russo e ex-UFC Aleksei Oleinik no primeiro round.