De Guaíra a Guaratuba: 30° Rally Transparaná começa a percorrer 2 mil quilômetros neste domingo (11) | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Domingo, 25 de Fevereiro de 2024

De Guaíra a Guaratuba: 30° Rally Transparaná começa a percorrer 2 mil quilômetros neste domingo (11)

2024-02-10 às 16:42
Foto: Secretaria do Esporte – SEES-PR

Além da folia de Carnaval, o Paraná se prepara para receber uma das mais desafiadoras competições automobilísticas do Brasil, o 30° Rally de Regularidade Transparaná. O trajeto envolve mais de 2 mil quilômetros em sete dias. O roteiro conta com sete grandes etapas e pelo menos 114 cidades envolvidas direta e indiretamente. E tudo isso começa nesta domingo (11), quando mais de 300 veículos partirão de Guaíra, na divisa com o Paraguai, rumo a Guaratuba, no Litoral, com chegada dentro das atrações do Verão Maior Paraná.

A competição envolve pilotos de Rally 4×4, Trilha 4×4, Adventure e Motos. Todos vão realizar o mesmo percurso: Guaíra, Umuarama, Apucarana, Guarapuava, Castro, Curitiba e Guaratuba. A iniciativa conta com apoio do Jeep Club do Paraná, Federação Paranaense de Automobilismo, Federação Paranaense de Motociclismo, além de Itaipu Binacional, Copel, Sanepar e outros. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através do site oficial do evento.

A programação começa neste sábado (10), no Parque das Marinas, em Guaíra, com a retirada dos kits, seguida por um briefing para todas as categorias. No domingo, a competição começa com o chamado prólogo e a primeira premiação está prevista para o final da tarde.

Na segunda-feira (12), os competidores largam a partir das 8 horas em direção ao Lago Aratimbó, em Umuarama. Na terça, seguem para Apucarana, com chegada no Espaço das Feiras. A quarta-feira (14), que marca a metade da prova, leva os participantes até o Parque Lacerda Werneck, em Guarapuava. O destino de quinta-feira (15) é o Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro, o trecho mais longo do rally.

De Castro, os competidores seguem na sexta-feira (16), a partir das 8h, em direção a Curitiba. A largada será no Parque Lacustre e a chegada no Armazém Garagem. No sábado (17), os participantes fazem o último trecho, entre Curitiba e Guaratuba, em direção à Praça dos Namorados.

Helio Wirbiski, secretário estadual do Esporte, diz que o Paraná está muito orgulhoso de receber o maior rally de regularidade do País. “Convidamos a todos que gostam de automobilismo e de esporte de motor para que estejam conosco nas cidades com mobilização e parada. Será uma festa maravilhosa do automobilismo do Paraná”, convida.

ALÉM DAS ESTRADAS – O Transparaná não é apenas com uma competição esportiva, mas também um evento que promove solidariedade e preservação ambiental. Como parte das ações sociais, novamente estão previstas a entrega de kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade socaial, a distribuição de cestas básicas, o lançamento de sementes de mata nativa ao longo da trilha e a oportunidade para alunos da Apae conhecerem os veículos e darem uma volta.

FESTIVAL DA FAMÍLIA – No dia 17, na chegada, entre 10h e 18h, acontece mais uma edição do Festival da Família, dessa vez em Guaratuba, aguardando a chegada dos pilotos. O evento conta com diversas atividades esportivas próximo à Praça dos Namorados, com vôlei, futebol, peteca, badminton, beach tennis, mini futebol e mini vôlei, com acompanhamento de acadêmicos de educação física e profissionais de educação. No período da tarde, o público pode curtir o show da banda Denorex.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL TRANSPARANÁ 30 ANOS

GUAÍRA

Dia 11/02 – domingo

Local: Parque das Marinas

Largada às 15h e premiação às 18h

GUAÍRA – UMUARAMA

Dia 12/02 – segunda-feira

Saída: Parque das Marinas (8h)

Chegada: Lago Aratimbó

Premiação às 18h30

UMUARAMA – APUCARANA

Dia 13/02 – terça-feira

Saída: Lago Aratimbó (8h)

Chegada: Espaço das feiras

Premiação às 18h30

APUCARANA – GUARAPUAVA

Dia 14/02 – quarta-feira

Saída: Espaço das feiras (7h30)

Chegada: Parque Lacerda Werneck

Premiação às 18h30

GUARAPUAVA – CASTRO

Dia 15/02 – quinta-feira

Saída: Parque Lacerda Werneck (7H)

Chegada: Parque de Exposições Dario Macedo

Premiação às 18h30

CASTRO – CURITIBA

Dia 16/02 – sexta-feira

Saída: Parque Lacustre (8h)

Chegada: Armazém Garagem

Premiação às 18h30

CURITIBA – GUARATUBA

Dia 17/02 – sábado

Saída: Academia Militar do Guatupê – São José dos Pinhais (8h)

Chegada: Praça dos Namorados (14h)

Premiação às 18h30 e premiação geral às 19h30

da AEN