Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024

D’P Cena Local: Família na telinha

2022-08-23 às 09:35

Clã Zenidim, ícone das artes marciais em Ponta Grossa, produz documentário independente sobre a trajetória da família

Por Enrique Bayer

Se há uma família marcante para o esporte ponta-grossense, essa é a família Zenidim. De uma linhagem de lutadores reconhecidos no Brasil, a família é fundadora do quarto evento de MMA (sigla em inglês para “artes marciais mistas”) mais longevo do mundo, o Paulão Fight. O evento foi criado em 1992, com a primeira edição oficial realizada em 1994, no bairro Rio Verde, em Ponta Grossa. O evento é superado em idade apenas pelo Shooto, no Japão, o Pancrase, também na Terra do Sol Nascente, e o UFC, nos Estados Unidos.

Com uma trajetória tão importante na bagagem, a família agora está produzindo um documentário sobre a sua história. E, como não poderia deixar de ser, as marcas da produção são a união e a persistência. O patriarca do clã, Paulo Bueno Zenidim, o “Paulão”, conta que as primeiras filmagens já foram realizadas, em um circo que estava de passagem pela cidade. “Eu comecei no circo. Então estávamos esperando que um circo viesse a Ponta Grossa para fazermos as primeiras filmagens. Naquela época, algumas lutas eram combinadas, mas fugiam da combinação e se transformavam no que a gente chamava de vale-tudo [hoje MMA]”, conta.

Paulão lembra que, nos anos 80, os tios também lutavam no circo e que ali nasceu a vontade de seguir a carreira dos parentes. “Eu acho que nasci para isso. Tem fotos minhas de criança em que eu apareço fazendo pose de luta. Foi escrito por Deus”, afirma.

A produção do documentário, segundo Paulão, será caseira, o que também é uma marca da família. “Nós temos tudo documentado em vídeos no YouTube [youtube.com/c/FAMÍLIAZENIDIM] e no blog [clazenidim.blogspot.com]. É um documentário familiar em todos os sentidos. Esperei o meu último filho completar 13 anos para me interpretar como se fosse eu na época que comecei. É um sonho antigo da família”, explica.

Família em preparação

Olhando para trás, Paulão fica feliz com a longevidade do esporte e do evento, e aposta nos filhos para tornar a família ainda mais reconhecida. Um dos destaques do clã é Rickson Zenidim. Após 12 lutas invicto, ele está no radar da família Pettis, que conta com Anthony Pettis, ex-campeão do UFC, e Sergio Pettis, um dos destaques do Bellator. “Estamos preparando a família para os maiores eventos de MMA do mundo. E, se acontecer de um Zenidim entrar no UFC, por exemplo, estará tudo documentado”, observa.

Ainda sem nome, o documentário da família do MMA deve ser lançado até o fim deste ano.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #291 Agosto de 2022.