Faltam menos de 24 horas para a largada da 1ª etapa do Circuito Sustentável CRC – Correr, Respirar, Cuidar, que promove saúde, bem-estar e consciência ambiental, que ocorre em Foz do Iguaçu, neste domingo (21). A largada acontece às 7h, na Avenida Portugal, 435, no Jardim Polo Centro, com percursos de 5 km e 10 km para homens e mulheres a partir de 16 anos. São aguardados mais de mil atletas nesta primeira prova.
As inscrições eram sujeitas ao pagamento de taxa de R$ 60 e à doação de 2kg de alimentos não perecíveis. A arrecadação será destinada a instituições sociais do município. Outra opção era doar um par de tênis em boas condições, que serão destinados a uma ONG ligada ao esporte do município. Além de incentivar a prática esportiva, o evento também deixará um legado verde: serão distribuídas mais de mil mudas de árvores para plantio entre corredores e comunidade.
De acordo com João Barbiero, diretor-presidente do Grupo D’Ponta e idealizador do Circuito, a proposta é unir esporte e responsabilidade ambiental. “Mais do que correr, queremos inspirar mudanças de atitude. Cada passo nesta corrida representa também um compromisso com o futuro, com um planeta mais saudável e equilibrado. Escolhemos Foz do Iguaçu por sua relevância turística e ambiental, que simboliza perfeitamente o espírito do nosso projeto”, afirma.
Para Ivo Felde, organizador local da etapa em Foz do Iguaçu, a cidade está preparada para receber o evento. “Foz tem tradição em grandes provas esportivas e a chegada do Circuito CRC reforça esse protagonismo. Será uma oportunidade para moradores e turistas participarem de uma corrida que alia esporte, solidariedade e sustentabilidade”, destaca.
A realização do evento conta com o apoio fundamental da Prefeitura de Foz do Iguaçu, que atua por meio de diferentes secretarias. O Foztrans dará suporte à organização com bloqueios de vias e acompanhamento do trânsito, garantindo a segurança dos corredores e minimizando transtornos para a população.
A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Melhor Idade é uma das principais parceiras da corrida. Para o secretário Antonio Sapia, a prova fortalece a agenda esportiva da cidade. “Eventos como o CRC reforçam o protagonismo de Foz no cenário esportivo e promovem saúde e integração social. Nossa missão é incentivar práticas que melhorem a qualidade de vida da população, e a corrida representa exatamente isso: movimento, convivência e energia positiva”, afirmou.
Também parceira do circuito, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apoia a iniciativa por meio de ações sustentáveis que acompanham a programação. O secretário Idelson José Barquete Chaves destaca a importância do projeto. “O CRC vai além da corrida, porque estimula uma consciência coletiva em torno da preservação ambiental. A distribuição de mudas para corredores e comunidade é um gesto que simboliza compromisso com o futuro da cidade e do planeta, e a secretaria apoia integralmente essa proposta”, ressaltou.
O Circuito CRC 2025 será composto por três etapas: além de Foz do Iguaçu, a programação prevê provas em Maringá (23 de novembro) e Guarapuava (9 de dezembro). A ideia é conectar diferentes regiões do Paraná em torno de um mesmo propósito: correr, respirar e cuidar.
O evento conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, além do apoio da XBRI Pneus, Cellshop Importados Paraguai e da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná além da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.