Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Especialistas avaliam o bom momento do Fantasma na Série B do Campeonato Brasileiro

2024-06-20 às 14:21
Foto: André Jonsson/OFEC

O Operário Ferroviário Esporte Clube vive um excelente momento na Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. O clube vive uma sequência de quatro vitórias consecutivas e ocupa a terceira posição do campeonato, após vencer o Amazonas FC, Guarani, Santos e Chapecoense. O alvinegro ponta-grossense possui 21 pontos (6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas) na competição.

Além do bom momento no Campeonato Brasileiro, o Fantasma ainda enfrenta o Grêmio FBPA pela terceira fase da Copa do Brasil. O primeiro confronto aconteceu no Estádio Germano Krüger e terminou com o empate em 0 x 0, enquanto a segunda partida ainda não aconteceu devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.

A redação do portal D’Ponta News conversou com especialistas para entender quais são as perspectivas do clube para o restante da temporada e se existe o otimismo para um possível acesso à elite do futebol brasileiro.

Professor Jorge Nunes

O apresentador do programa ‘2 em Campo’ na Rádio Lagoa Dourada FM, professor Jorge Nunes, assegura que para entender o bom momento do Operário na Série B do Campeonato Brasileiro é necessário relembrar as dificuldades vividas anteriormente.

Confira o que diz o professor sobre o momento do clube:

Claro que para falar do momento do Operário Ferroviário na Série B, temos que relembrar das dificuldades vividas até chegar neste momento. Muito trabalho da diretoria, muita colaboração do torcedor, a imprensa fazendo bem o seu papel, mas sobretudo as boas escolhas na formação do grupo de jogadores e na qualidade da comissão técnica resultaram nesse começo positivo na competição.

“O preparo do Operário, as condições de trabalho, a seriedade de todos e o espírito de grupo estão dando a todos a tranquilidade para executar os seus respectivos trabalhos”

O preparo do Operário, as condições de trabalho, a seriedade de todos e o espírito de grupo estão dando a todos a tranquilidade para executar os seus respectivos trabalhos. Consequentemente os bons resultados vêm. Hoje o Fantasma é chamado de ‘time revelação da Série B’, por estar bem posicionado e ter vencido equipes importantes.

O time tem um sistema defensivo sólido e a defesa toma poucos gols, então o clube chama a atenção da imprensa nacional. Ainda estamos no início, primeiro turno, mas a chance de ótima posição na tabela é real. Esperamos que com os resultados obtidos até agora mais sócios-torcedores apareçam e fortaleçam ainda mais o Fantasma.

Dr. Ângelo Defino

O médico pediatra e pesquisador da história alvinegra, Dr. Ângelo Luiz De Col Defino, ressalta que se o Fantasma conseguir manter o bom desempenho até o final do primeiro turno, a torcida pode começar a sonhar com o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

Confira o que diz o pesquisador sobre o momento do clube:

O Operário colhe agora excelentes resultados por acreditar no trabalho a longo prazo do técnico Rafael Guanaes. Há meses no cargo, vemos agora o amadurecimento do trabalho do técnico e do elenco operariano. Tendo como meta os tradicionais 45 pontos para se manter na Série B, o Operário pode chegar no final do primeiro turno já bem próximo disso, podendo sonhar em brigar de vez por uma das quatro vagas para o acesso à Série A de 2025.

“O Operário colhe agora excelentes resultados por acreditar no trabalho a longo prazo do técnico Rafael Guanaes”

Tem futebol, planejamento e psicológico para isso. Devemos manter a humildade e cuidar da janela de transferências da metade do ano, repondo com iguais talentos aqueles que por acaso saiam, pois muitos jogadores nossos estão chamando a atenção de outros centros do futebol. Estamos vivendo um grande momento.

Thiago Moro

O vice-presidente da Associação Avante Fantasma (AAFA), Thiago Moro, afirma que espera que o time consiga manter o bom desempenho dentro e fora de casa no campeonato para conquistar seus objetivos.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Confira o que diz o vice-presidente da AAFA sobre o momento do clube:

O Operário Ferroviário até agora vem fazendo uma boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro, com bons resultados dentro e fora de casa, e nós torcedores esperamos que o time consiga manter isso. É claro que o campeonato ainda está praticamente no começo, porque ainda faltam dois terços da competição. Inicialmente é necessário focar no primeiro objetivo que é chegar aos 45 pontos para se manter nesta divisão. Quanto antes alcançar esta meta mais tranquilos ficam todo o elenco, comissão técnica, diretoria e torcedores para buscar o objetivo principal que seria o acesso inédito à Série A. Apesar de já termos jogado a primeira divisão nacional, nunca tivemos um acesso no campo a ela.

“O Operário Ferroviário até agora vem fazendo uma boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro, com bons resultados dentro e fora de casa, e nós torcedores esperamos que o time consiga manter isso”

Em relação à Copa do Brasil, eu penso que nós teremos uma grande dificuldade nesse próximo jogo contra o Grêmio fora de casa, mas seria histórico também conseguir avançar para uma quarta fase. A terceira fase, onde nos encontramos, já é inédita para o clube. Passando para a quarta fase então deixaria todo mundo animado e com dinheiro no bolso, fortalecendo o elenco também na disputa da Série B.