Mais de 120 profissionais de Educação Física de diversas cidades do Paraná concluíram a Pós-graduação em Treinamento Esportivo, realizada por meio de um convênio entre a Secretaria do Esporte do Paraná (SEES) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A iniciativa, que integra as ações da Escola do Esporte, representa um investimento do Governo do Estado na formação de excelência para o fortalecimento da base esportiva paranaense.
Concluído sábado (26), o curso teve duração de 18 meses e carga horária de 375 hora. Foi oferecido no formato síncrono remoto, com aulas online ao vivo nas sextas-feiras e sábados. A formação contou com a participação de 37 professores de 19 universidades brasileiras e de um convidado internacional, o professor Julio Garganta, da Universidade do Porto, de Portugal – referência mundial em treinamento de equipes de alto rendimento.
O encerramento da turma foi realizado no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL, em Londrina, reunindo formandos, professores, gestores da UEL e representantes da Secretaria do Esporte. Durante a cerimônia, também foi lançado o livro digital “Treinamento Esportivo – formação de jovens esportistas e fundamentos de desempenho esportivo”, que reúne artigos produzidos pelos profissionais e seus orientadores e estará disponível em breve no site da Escola do Esporte.
O secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destacou a importância estratégica desse investimento para o desenvolvimento do setor no Estado. “A capacitação de profissionais é um dos pilares para fortalecer o esporte paranaense. Esse investimento abrangeu muitos profissionais e mostra que estamos no caminho certo. A Escola do Esporte cumpre seu objetivo, que é o de ampliar a formação técnica, impulsionar a base e dar condições de continuidade para que novas edições possam ser realizadas, transformando vidas e revelando talentos”, afirmou.
A Pós-graduação foi voltada para professores de Educação Física ligados a escolas públicas e profissionais que atuam no treinamento de equipes esportivas. O curso foi o primeiro da UEL oferecido de forma totalmente remota e contou com duas ênfases: “Formação de Jovens Esportistas” e “Fundamentos do Desempenho Esportivo”.
OUTRA TURMA
A próxima turma já está em planejamento e trará uma nova ênfase voltada à “Formação de Jovens Esportistas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, ampliando ainda mais o alcance e a inclusão no esporte paranaense. O cronograma de inscrições e seleção será divulgado nos próximos meses pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) da UEL e o Departamento de Ciência do Esporte.
As informações são da Agência Estadual de Notícias.