{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Esporte

Estaduais de 2026 começam com novos projetos, estreantes inéditos e o retorno de clubes tradicionais à elite

Ao todo, dez equipes farão sua estreia na Primeira Divisão de seus respectivos estados

há 12 horas

Amanda Martins

Estaduais de 2026 começam com novos projetos, estreantes inéditos e o retorno de clubes tradicionais à elite
Foto: Reprodução

Como manda a tradição, os campeonatos estaduais vão abrir o calendário do futebol profissional brasileiro em 2026. Segundo o GE, a maioria das competições começa já na primeira semana de janeiro e traz um cenário marcado por renovação, retornos históricos e a presença crescente de clubes organizados como Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Ao todo, dez equipes farão sua estreia na Primeira Divisão de seus respectivos estados, enquanto agremiações tradicionais retomam espaço na elite local.

Entre os estreantes, chamam atenção projetos recentes que conseguiram resultados rápidos. No Acre, o Santa Cruz-AC, fundado em 2022 e estruturado como SAF, conquistou em 2025 o título da Série B estadual logo em sua primeira experiência no futebol profissional. Situação semelhante viveu o Luminense, do Maranhão, criado em 2021, que garantiu acesso e título da Segundona logo em seu ano de estreia. No mesmo estado, o ITZ Sport, fundado em 2017, finalmente conseguiu subir após temporadas consecutivas batendo na trave.

O Nordeste também terá novidades como o Teresina, que subiu à elite piauiense em seu primeiro ano como clube profissional, e o QFC, do Rio Grande do Norte, projeto recente focado na formação de atletas e que alcançou o acesso de forma invicta. Já no Centro-Oeste, o Centro Oeste-GO e o Chapada-MT representam a força de novos modelos de gestão, ambos estruturados como SAF e com campanhas consistentes em 2025.

No Sudeste, a atenção se volta para o Primavera-SP, clube tradicional do interior paulista que, pela primeira vez em sua história, disputará a elite estadual. Em Minas Gerais, o North, fundado em 2022, também fará sua estreia no Módulo I após conquistar o título da divisão de acesso. No Espírito Santo, o Forte FC chega à Primeira Divisão quase duas décadas após sua fundação, consolidando um processo gradual de crescimento.

Além dos estreantes, 2026 marca o retorno de clubes históricos às principais divisões estaduais. Bangu, no Rio de Janeiro, Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e Bahia de Feira, na Bahia, voltam à elite após campanhas de recuperação, reforçando a presença de equipes tradicionais nos campeonatos regionais.

A lista de promovidos em 2025 revela ainda um retrato diverso do futebol brasileiro, com acessos em todas as regiões do país e a manutenção da importância dos estaduais como porta de entrada para novos projetos e espaço de reconstrução para clubes tradicionais. Em meio a mudanças estruturais e novos modelos de gestão, os campeonatos estaduais de 2026 prometem equilíbrio, histórias inéditas e a reafirmação do papel regional no calendário nacional.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Mingotti sofre lesão durante treino e passará por cirurgiaProcedimento cirúrgico será realizado conforme programação médica
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia