Terça-feira, 09 de Setembro de 2025

Ginasta Júlia Soares conquista medalha em Recife

A curitibana segue fazendo história no esporte
2025-09-08 às 14:33
Foto: REUTERS/Hannah Mckay

Por: Amanda Martins

No último domingo (7), a ginasta curitibana Júlia Soares, medalhista de bronze por equipes na Olimpíada de Paris 2024, conquistou mais um feito. A atleta conquistou a medalha de ouro no solo durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, disputado em Recife. Além do ouro, Júlia também faturou a prata na disputa por equipes e o bronze na trave.

Atualmente Julia treina no Clube Pinheiros, em São Paulo. Entretanto, a atleta de 20 anos iniciou a sua trajetória no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), em Curitiba, onde estruturou grande parte de sua carreira. A ginasta foi bolsista por oito edições do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), iniciativa do Governo do Estado do Paraná voltada à formação de atletas de alto rendimento.

A atleta iniciou seus treinos na ginástica aos quatro anos, aos 15 anos criou o movimento inédito registrado na Federação Internacional de Ginástica (FIG) que consiste numa acrobacia de entrada na trave, e aos 18, participou de sua primeira Olimpíada, conquistando uma medalha inédita para a equipe feminina de ginástica artística do Brasil e garantindo vaga na final da trave.