há 15 horas
Amanda Martins

Palmeiras, Flamengo e Fluminense devem figurar entre os cabeças de chave do sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2026. A projeção tem como base o ranking anual divulgado pela Conmebol, que lista os 30 clubes mais bem colocados do continente e serve de critério para a divisão dos potes da competição.
O Palmeiras lidera o ranking, seguido pelo Flamengo, que aparece na segunda posição. Atlético-MG e São Paulo ocupam o sexto e o sétimo lugares, respectivamente, mas não disputarão a próxima edição do torneio continental. Já o Fluminense surge na 11ª colocação e, mesmo fora do top 10, também deve integrar o grupo de cabeças de chave entre os brasileiros.
O ranking da Conmebol considera, principalmente, o desempenho dos clubes na Libertadores e na Copa Sul-Americana nos últimos dez anos. Também entram no cálculo a performance histórica e os títulos nacionais conquistados na última década. Além dos brasileiros, a lista de possíveis cabeças de chave inclui Boca Juniors, Peñarol, Nacional-URU, Independiente del Valle e a LDU ou o Libertad, dependendo da definição do Campeonato Equatoriano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/m/j/Gev2NGSVikfybCOoxd7w/ranking-libertadores.jpg)
Os 30 melhores colocados do ranking da Conmebol de 2026 — Foto: Reprodução/Conmebol
Palmeiras
Flamengo
Boca Juniors
Peñarol
Nacional-URU
LDU ou Libertad*
Fluminense
Independiente del Valle
* A LDU será cabeça de chave se terminar o Campeonato Equatoriano na segunda posição. Falta uma rodada, e a equipe está na terceira colocação