Domingo, 29 de Setembro de 2024

Melancolia: Despedida do Fantasma da Série B será com portões fechados

2022-11-06 às 10:46
Foto: Arquivo/Assessoria

Em casa, mas com portões fechados, o Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC) se despedirá da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida ocorre no Estádio Germano Krüger, neste domingo (6), às 18h, contra o Novorizontino, também, irremediavelmente, já rebaixado.

O alvinegro de Vila Oficinas amarga uma sequência de nove rodadas sem vitória, com cinco derrotas e quatro empates. A última vez que o Operário venceu foi contra o Londrina, em uma partida que terminou em 1 x 0, em 3 de setembro (28ª rodada do campeonato).

Durante a semana, na quinta (3), o clube anunciou mais cinco baixas: os atletas Arnaldo, Fernando Neto, Giovanni Pavani e Felipe Garcia não fazem mais parte do elenco operariano. O lateral-esquerdo Fabiano, que completou 115 jogos com a camisa do Fantasma, também se despediu da equipe.

Rebaixamento

O risco de rebaixamento se confirmou com duas rodadas de antecedência, após a derrota por 2×1 para o CRB, em partida disputada no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), em 21 de outubro. Desde então, o Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC) já estava, matematicamente, rebaixado para a Série C, ao lado de Brusque (SC) e Náutico (PE).

Tabela

Até a 37ª rodada, a penúltima, o Fantasma acumulou sete vitórias; 17 derrotas e 13 empates. Nos 18 jogos como mandante, foram seis vitórias, seis derrotas e seis empates. Nas 19 partidas disputadas como visitante, houve apenas uma vitória, além das 11 derrotas e sete empates.

A equipe, que começou o campeonato em 9º na tabela e chegou a ficar em 2º na 2ª rodada, entrou para a zona de rebaixamento em agosto, quando perdeu para o Criciúma (SC) por 2 x 0, em 17 de agosto (25ª rodada).De lá para cá, despencou 10 posições na tabela, ficando à frente apenas do Náutico (PE), que acumulou 30 pontos ao longo das 38 rodadas. Com uma rodada a menos, o Operário somou 34 pontos.

Arbitragem

Para a arbitragem, foi escalado o mineiro Paulo Cesar Zanovelli da Silva. O também mineiro, padrão FIFA, Guilherme Dias Camilo será o árbitro assistente 1; já o assistente 2 será o mineiro Felipe Alan Costa de Oliveira. O paranaense Lucas Paulo Torezin será o quarto árbitro e o também paranaense Afonso Vitor de Oliveira, o analista de campo. Os fluminenses Carlos Eduardo Nunes Braga; Philip Georg Bennett e José Alexandre Barbosa Lima desempenharão, respectivamente, as funções de árbitro de vídeo, AVAR e observador de VAR.

Com informações da CBF