há 3 horas
Amanda Martins

O mercado da bola segue movimentado nesta segunda-feira (29), com clubes brasileiros avançando em negociações, renovações contratuais e definições importantes para a próxima temporada. As tratativas acontecem às vésperas da abertura oficial da janela de transferências no país, que estará liberada entre 5 de janeiro e 3 de março de 2026.
Apesar de cada liga ter datas próprias para registro de jogadores, os períodos costumam coincidir parcialmente. Na Europa, por exemplo, a maioria dos campeonatos permite transferências do início de janeiro até o começo de fevereiro. A diferença nos calendários exige atenção redobrada dos clubes, já que negociações internacionais podem ser inviabilizadas caso o prazo de uma das partes se encerre.
Entre os destaques do dia, o Athletico acertou a venda do lateral-esquerdo Fernando, de 26 anos, para o Ceará. Fora dos planos do Furacão para a próxima temporada, o jogador teve a negociação concluída no início da tarde.
Mais cedo, o Vasco anunciou a renovação de contrato do lateral Puma Rodríguez. O uruguaio, que tinha vínculo até 31 de dezembro, assinou novo acordo válido até dezembro de 2027, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.
O Coritiba também foi ativo no mercado. O clube encaminhou a contratação do meia Gustavo, de 23 anos, ex-Sport, que atualmente atua no futebol dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, o Coxa renovou o empréstimo do volante Bernardo ao Brusque por mais uma temporada. O jogador seguirá no time catarinense da Série C em 2026.
Outro anúncio relevante do dia foi feito pelo Flamengo. O clube confirmou, logo pela manhã, a renovação de contrato do técnico Filipe Luís até o fim de 2027. O vínculo anterior se encerraria nesta quarta-feira (31), e as negociações se arrastaram até o fim de semana, quando as partes chegaram a um acordo após ajustes finais.