Terça-feira, 15 de Julho de 2025

Mesmo descalço, paranaense conquista ouro nos Jogos da Juventude, em SP

2023-09-03 às 16:41
Foto: Alexandre Loureiro/COB

O atleta Nicolas Gabriel dos Santos, de 16 anos, surpreendeu e subiu ao pódio dos Jogos da Juventude 2023, em Ribeirão Preto (SP), no primeiro dia de competição, no sábado (2). Mesmo descalço, o jovem venceu cinco adversários e obteve a medalha de ouro na categoria até 100kg na modalidade wrestling. Nem mesmo os adversários mais experientes, com mais fama e calçando modernas sapatilhas intimidaram o menino da cidade de Cambé.

“Eu até tentei conseguir uma sapatilha, mas calço 45 e não teve tempo. Pedimos para um monte de gente, mas no Brasil não tinha, precisava encomendar de fora para usar nos Jogos. Fui descalço mesmo”, comentou Nicolas, que conheceu o wrestling estilo livre em uma academia de Curitiba especializada em artes marciais.

Os outros três competidores que foram ao pódio na categoria são um campeão brasileiro sub-17, Luiz Henrique Lima, de São Paulo, que foi prata, um medalhista de bronze no Pan-Americano Sub-17, o carioca Gustavo Duarte Constantino, e Pedro Henrique Cunha, do Distrito Federal, figurinha conhecida no cenário do peso.

Foi apenas a segunda competição do lutador, que conquistou a vaga nos Jogos da Juventude ao vencer a Seletiva Paranaense. Com dois ouros em duas disputas, Nicolas espera seguir subindo degraus. E também projeta ganhar mais peso, já que os 92kg da pesagem oficial o fizeram ser o mais leve da categoria pesada (até 100kg).

“Eu olhei para o lado na pesagem e vi adversários grandões, muito maiores e fortes do que eu. Tentei comer bastante depois para dar uma crescida, mas não desanimei. Estou muito feliz com esse ouro”, acrescentou Nicolas.

Treinador da equipe de wrestling do Paraná, Rafael Augusto Daniel vê um potencial gigantesco no seu pupilo.

“Ele surpreendeu até a gente. Era uma chave muito difícil. Ele foi para cima e conseguiu um grande resultado. Ele é muito focado, colocou na cabeça que ia ser o campeão e conseguiu. Vem muito mais pela frente”, disse o técnico.

Wrestling nos Jogos da Juventude

Neste sábado (2) teve início a disputa do wrestling nos Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023, no Taiwan Esmeralda. Após a realização do estilo livre, a competição segue neste domingo (3) com o estilo greco-romano.

Marcha Atlética

Já na marcha atlética, que estreou no programa dos Jogos em 2023, dois atletas tiveram a honra de serem pioneiros na vitória. Maria Luiza Jaime, do Paraná (3.000 metros/feminino) e Davi Gabriel da Silva da Silva, do Espírito Santo (5.000 metros/masculino) foram os primeiros campeões da história da modalidade nos Jogos.

“Fiquei muito emocionada quando soube que iria ter a marcha nesse meu último ano com idade para os Jogos da Juventude. Sempre quis viver esse momento de estar aqui com a delegação do Paraná. Na cerimônia de abertura, chorei”, disse Maria Luiza Jaime ao COB.

Ao fim do primeiro dia completo de disputas, o quadro de medalhas dos Jogos teve Santa Catarina no topo, com quatro ouros e 11 pódios no total, seguido por Paraná e Espírito Santo, com três ouros cada (Paraná teve um bronze a mais, três contra dois, totalizando sete pódios).

 

da Agência Brasil, com informações do COB