Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

O que esperar do Operário no Campeonato Paranaense 2024?

2023-12-11 às 13:22

Após ser rebaixado para a Série C do Brasileirão em 2022, a fanática torcida alvinegra se questionou se os anos de glória do time de Vila Oficinas haviam acabado. Campeão estadual em 2015 (batendo os 3 grandes da capital), título do Campeonato Brasileiro da Série D em 2017 e Série C em 2018. Sem dúvidas, foi a época mais vitoriosa da história do Fantasma. 

Tudo isso teria acabado por conta de uma campanha desastrosa?

Não. O Grupo Gestor do OFEC mostrou que estava ao lado da torcida, assumiu os erros e a responsabilidade pelo descenso e reorganizou a estrutura do clube. Além do acesso para a Segundona, o Fantasma também se “encontrou” fora dos gramados e diretoria mostra aos torcedores que 2024 pode ser mais um ano de glórias.

Ou seja, com a campanha de destaque na Série C de 2023 e o retorno à 2ª Divisão Nacional, o OFEC volta a ser uma das grandes forças no Campeonato Paranaense na próxima temporada. Inclusive, ao lado do Coxa, o Fantasma é um dos representantes dos times da Série B do Brasileiro dentro do Estadual.

Mas, se quiser voltar a disputar uma final de Paranaense (como fez em 2015), o time de Rafael Guanaes precisa colocar o Paranaense em primeiro plano. No Estadual de 2023, o Operário-PR fez uma 1ª fase interessante, onde o time ficou em 2º lugar geral. Nas quartas de final, bateu o extinto Aruko e, nas semifinais, foi eliminado nos pênaltis para o Cascavel, dentro do Germano Kruger.

Isso é ruim? Lógico que não. Ainda mais para um time que ainda estava com a moral baixa por conta do rebaixamento no ano interior. Agora, para 2024, as coisas tendem a ser diferentes e muito mais organizadas dentro da diretoria alvinegra. A equipe vem se reforçando nesta janela de transferências e deve ir em busca de ainda mais atletas.

Se o Operário usar a primeira fase do Estadual como testes para dar ritmo de jogo aos atletas recém-chegados e, mesmo assim, conseguir a classificação entre as 8 melhores equipes da fase classificatória, muito provavelmente vai dar trabalho no mata-mata. Mas, se focar em ser campeão estadual desde o primeiro jogo, as chances aumentam ainda mais, afinal de contas, o Alvinegro voltou a estar entre as 40 maiores potências do futebol brasileiro.

Claro que tudo depende também do que Coritiba e Athletico PR projetam para o Paranaense, já que são os dois times de maior força econômica dentro do Estado. Além disso, é preciso ficar de olho em alguns times do interior, como Cascavel – que eliminou o Fantasma na temporada de 2023.

Independentemente das expectativas, é certo que a paixão, a dedicação e o empenho voltam a estar presentes no DNA do Operário Ferroviário. Com uma diretoria mais “calejada” e com uma torcida que tende a empurrar o time nos jogos no GK, a chance do Fantasma brigar pelo seu segundo título estadual é o grande objetivo do clube no início do ano.

O Operário estreia no Campeonato Paranaense 2024 contra o Londrina EC, no dia 18 de janeiro, às 19h, em Ponta Grossa.