O Departamento de Psicologia do Esporte do Operário Ferroviário realizou, nessa segunda-feira (5), uma palestra com os atletas das equipes sub-20 e sub-17 sobre racismo e discriminação. A apresentação, denominada “Preconceito Não É Fantasma”, foi coordenada pelo psicólogo do clube Marcos Henrique Martinez.
“Falar sobre a luta contra o racismo é perpetuar a cultura e os valores fundamentais do nosso clube. O respeito pela igualdade racial está marcado em nossas cores e em nossa camisa. Compartilhar com nossos atletas os conceitos de respeito e igualdade racial, é uma maneira de mobilizar positivamente o meio esportivo e social”, explica o profissional.
Além do racismo, outros tipos de preconceitos também foram abordados durante a palestra, como por exemplo a homofobia e transfobia, a gordofobia, a xenofobia e o preconceito religioso. Durante a apresentação, os atletas realizaram atividades de interação e de reflexão sobre os conteúdos expostos.
“O preconceito, a intolerância e a discriminação são inaceitáveis para nós dentro e fora de campo”, completa Marcos Martinez.
A palestra fez parte de uma série de atividades que são realizadas periodicamente dentro do clube pelo grupo de desenvolvimento integral do Operário Ferroviário. Além disso, esses conteúdos trabalhados com os jogadores da base também são reforçados nas visitas realizadas por escolas e/ou instituições ao Estádio Germano Krüger.
da Assessoria de Imprensa Operário Ferroviário Esporte Clube