Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Operário Ferroviário realiza oficina com os atletas da base e celebra premiação por parceira com o Instituto MM

2023-04-27 às 16:03

O grupo de desenvolvimento integral do Operário Ferroviário realizou, nessa terça-feira (26), uma oficina com os atletas da equipe sub-17. A atividade teve como temas o autoconhecimento e o autocontrole. Na ocasião, também foram abordadas questões relativas à saúde mental, conhecimento, controle e manejo das emoções.

Os jovens atletas aprenderam sobre a importância de saber mais sobre o impacto das emoções dentro e fora de campo. Também foram trabalhadas formas de controlar essas emoções em situações de pressão – onde existe a necessidade de tomar decisões de maneira rápida. Decisões estas que possuem impacto tanto individual quanto grupal.

“O autoconhecimento e autocontrole são temas de profunda significância e relevância: saber quem eu sou, saber quais são minhas características, quais são meus gatilhos, meus limites e potenciais. Tudo isto possui um grande impacto no autoconceito de um jogador, na dinâmica do grupo como um todo, e também na personalidade do atleta fora de campo”, explica Adriane Presaniuk, pedagoga das categorias de base do Operário Ferroviario.

O Operário Ferroviário acredita que são temas que merecem atenção – e é importante que os jovens consigam entrar em contato com essa temática do conhecimento e manejo das emoções. “O impacto de tudo isso dentro de campo é grande, e começar a abordar essas temáticas é crucial”, disse Adriane.

PREMIAÇÃO

Antes do início da oficina, o coordenador das categorias de base do Operário, Fabiano Castro, entregou ao Instituto Mundo Melhor uma cópia da premiação recebida pelo clube no mês de janeiro. Na época, em um evento em Foz do Iguaçu, o clube recebeu o prêmio IMBRICS, Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Futebol, pelo projeto desenvolvido nas categorias de base em parceria com o Instituto MM. Representando a entidade, o gerente-geral Márcio Pauliki abriu a atividade e conversou com os atletas do time sub-17.

O projeto premiado busca auxiliar no desenvolvimento emocional dos atletas e faz parte das atividades de formação da categoria sub-17 do Fantasma. “Temos os projetos das categorias e dentro disso existe o projeto de formação integral, que são todas as atividades extras envolvendo os atletas”, completa Adriane.

Além desta oficina, o projeto também integra palestras com outros profissionais e institutos, atendimento psicológico, odontológico e auxílio pedagógico.

da Assessoria de Imprensa Operário Ferroviário Esporte Clube