há um dia
Amanda Martins

Atual campeão paranaense, o Operário Ferroviário inicia a temporada 2026 com o objetivo de defender o título e buscar o tricampeonato estadual. O Fantasma já levantou a taça do Campeonato Paranaense em 2015 e 2025 e chega novamente como um dos favoritos à conquista.
Para o novo ano, o clube passa por um processo de reformulação no elenco. Peças importantes da campanha anterior deixaram o time, entre elas o atacante Rodrigo Rodrigues. Em contrapartida, a diretoria conseguiu manter jogadores considerados fundamentais, como o camisa 10 Gabriel Boschilia, os goleiros Vagner e Elias, além dos meio-campistas Índio e Zuluaga, que renovaram contrato e seguem no grupo.
A estreia do Operário-PR no Paranaense está marcada para esta quarta-feira (7), às 19h, contra o Londrina, no Estádio do Café, fora de casa. Na sequência da primeira fase, o Fantasma encara Maringá, Athletico, São Joseense, Cascavel e Foz do Iguaçu, alternando jogos como mandante e visitante.
Pensando na temporada, o clube anunciou até o momento oito reforços: os zagueiros José Cuenúos e Jhan Pool, os laterais Moraes Júnior e Mikael Doka, os meio-campistas Vinícius Diniz e Matheus Trindade, além dos atacantes Edwin Torres e Aylon. O principal destaque do elenco segue sendo Boschilia, que vai para sua terceira temporada no clube, somando 71 jogos, 19 gols e oito assistências com a camisa alvinegra.
O time-base projetado para o início da competição tem Elias; Diogo Mateus, Miranda, Cuenú e Gabriel Feliciano; Matheus Trindade, Vinícius Diniz e Boschilia; Edwin Torres, Léo Gaúcho e Aylon. No comando técnico, Alex segue à frente da equipe após renovar contrato. Em 2025, ele assumiu o time durante a Série B e conseguiu manter o clube na competição nacional, com oito vitórias, dez empates e oito derrotas em 26 partidas.
Fundado em 1912, o Operário-PR vive um momento de consolidação no cenário nacional. Campeão da Série D em 2017 e da Série C em 2018, o clube mantém o sonho do acesso inédito à elite do futebol brasileiro. O Campeonato Paranaense de 2026 terá nova fórmula, com 12 equipes divididas em dois grupos na primeira fase e mata-mata a partir das quartas de final. A competição começa no dia 6 de janeiro e tem final prevista para 7 de março, com redução no número de datas em função do novo calendário do futebol brasileiro.