O paratleta Herus Eduardo de Quadros Ferreira, de 25 anos, será um dos representantes do Brasil na edição de 2025 dos FISU World University Games (Jogos Mundiais Universitários), que acontece entre os dias 16 e 27 de julho, na região do Reno-Ruhr, na Alemanha. Natural de Ponta Grossa, Herus integra a seleção brasileira de basquete 3×3 em cadeira de rodas.
A convocação, divulgada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), confirmou a presença de mais de 200 atletas que disputarão o evento, considerado o maior do esporte universitário mundial. Ao todo, a competição reunirá mais de 8.500 estudantes-atletas de 150 países, distribuídos em 18 modalidades esportivas. O Brasil terá participação em 13 delas, entre modalidades olímpicas e paralímpicas.
Herus, que começou no basquete de cadeira de rodas em 2016 e atualmente defende o time Tubarões, de Ponta Grossa, ressaltou o critério técnico do processo de convocação. “A convocação é feita com base no rendimento e resultados dos campeonatos realizados ao longo do ano e o atleta precisa estar cursando uma faculdade, no caso, eu estou fazendo ciências contábeis na UEPG”, explicou.
O jogador já tem experiência em competições internacionais e celebrou a oportunidade de vestir novamente a camisa da seleção. “Referente à sensação de ser convocado, me sinto muito feliz e honrado de poder representar o Brasil em mais uma competição internacional, e agradecer a minha equipe e também a Confederação CBBC que me deu a oportunidade de participar do mundial”, afirmou.
Apesar do entusiasmo, Herus também destacou a falta de visibilidade enfrentada pela modalidade. “Acredito que a modalidade poderia ter um reconhecimento bem maior, mas como não é um esporte tão divulgado, acaba não tendo tanta visibilidade”, comentou.
Os Jogos Mundiais Universitários serão disputados em seis cidades alemãs: Bochum, Duisburg, Essen, Mülheim an der Ruhr, Hagen e Berlim. A delegação brasileira será composta por atletas universitários de diversas regiões do país, acompanhados por equipes técnicas e profissionais da área esportiva.