Marcelo Novaes é detentor de títulos internacionais e professor de boxe e torna a modalidade mais conhecida na cidade
Campeão internacional e hoje professor de boxe, Marcelo Guilherme Novaes, visa fortalecer e fomentar o crescimento da modalidade em Ponta Grossa, e junto da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) traça estratégias para atrair mais adeptos para a modalidade, temas que foram tratados em visita à instituição nesta semana.
O objetivo de Marcelo Novaes é ampliar o número de adeptos do boxe em Ponta Grossa e destaca os benefícios da modalidade, ainda não tão conhecida no município. “O boxe é muito antigo, mas em Ponta Grossa ainda é uma novidade. Procurei a ACIPG para esse tipo de apoio, surgiu o convite pra conhecer a ACIPG e gostei da metodologia, eles acabam tendo uma mentalidade diferente, com ideias diferentes para desenvolver os projetos na cidade. A ACIPG dá essas possibilidades, dá vários caminhos que achei bem interessantes, é uma proposta bem legal. Acho que esse é o caminho, tem que estar junto de pessoas responsáveis”, comenta Novaes. “Ainda são poucos os que entendem o boxe com o aspecto de esporte e da saúde, o boxe é um condicionador físico, favorece desenvolvimento de toda a musculatura, é uma atividade saudável. O Marcelo deu uma aula gratuita na ACIPG, como demonstração, quer fazer parcerias e investir na cidade mobilizar sociedade. É uma visão empreendedora que tem muito a ver com nosso modelo”, complementa o Gerente Institucional da ACIPG, Gilmar Denck.
Entre os benefícios do boxe estão melhorias na condição física, como melhoria da saúde cardiovascular, correção da postura, queima de calorias, aumento da força e redução de stress. “O boxe é muito exercício, muito aeróbico, em uma hora e meia perde de 700 a 1,5 mil quilocalorias. Para poder a pessoa ter um corpo desenhado, o boxe faz isso. E tem a diminuição do stress, tem empresário que vem aqui fica 40 minutos e dá uma desestressada. O boxe também é popular entre as mulheres, por causa do lado fitness. Ele molda o corpo, e é bem mais rápido para isso que outras modalidades, tanto que artistas estão fazendo boxe, porque ele acelera esse molde”, explica o professor.
Marcelo Novaes também esclarece alguns estereótipos e desmente algumas ideias errôneas sobre o boxe, ressaltando o aspecto de modalidade esportiva e benéfico para a saúde. “Muita gente tem uma imagem violenta do boxe, mas não é. Só é a partir do momento que queira partir para um outro nível, profissional. Eu tenho alunos que estão há dois anos aqui e nunca subiram em um ringue. O que se quer não é lutar, brigar, mas sim trabalhar o corpo. Muita gente pensa que vai chegar aqui para bater, dar porrada, mas não, isso, aqui é uma escola de boxe. O aluno vai aprender o boxe, para depois ir para um outro nível e mesmo assim não vai sair batendo”, esclarece Novaes.
Marcelo Guilherme Novaes está envolvido com o boxe há mais de 20 anos, já foi lutador profissional, campeão sul-americano, além de outros títulos internacionais. O currículo do professor ainda conta com cursos de aperfeiçoamento nas áreas de boxe e da saúde. “Para ser um instrutor acredito que se precise estudar muito para isso. Antes de você se inscrever em uma aula tem que conhecer o professor, saber quem vai dar aula, de onde ele vem, quem ele é, onde ele é formado. Não é com qualquer um que você vai fazer uma prática, porque está lidando com seu corpo”, finaliza Novaes.
Da assessoria