Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024

PM registra tumultos entre torcidas antes do Athletiba deste domingo (1º)

2023-10-01 às 13:02
Sete torcedores foram encaminhados para termo circunstanciado – Foto: PMPR

Antes do meio-dia, a Polícia Militar já registrou diferentes ocorrências de tumulto entre torcidas, horas antes do clássico Athletiba, deste domingo (1º). Na terça (26), a PMPR divulgou esquema de segurança, que envolve escolta das torcidas organizadas, bloqueio de vias e intensificação do patrulhamento nas proximidades do estádio e em outros locais de encontro público.

Um solicitante relatou ter ouvido estampidos, que disse parecer com disparos de arma de fogo, partindo de um veículo preto – que pode ser um Chevrolet Onix, que saiu em alta velocidade pela Rua Maestro Herrmann, no Pilarzinho, a 5km do estádio. O homem disse não ter visto os supostos torcedores, apenas ter ouvido muitos gritos, o que o amedrontou. Ocorrência foi registrada às 11h29.

Equipes CPU e viatura Choque – Operações com Cães – dispersaram torcedores, que voltaram a se reunir na Rua José Fiori. Na nova abordagem, equipes Canil e CPU revistaram 50 torcedores. Sete foram levados para lavratura de Termo Circunstanciado.

No Capão Raso, a pelo menos 12km do estádio, uma torcida organizada do Athlético provoca tumulto, segundo a PM, ao intimidar pedestres e veículos que passavam pela Rua Santa Mônica, às 12h09. No Portão, de acordo com a Polícia Militar, cerca de 100 torcedores do Athlético, com paus e pedras, se dirigiam no sentido Terminal Capão Raso, ameaçando “matar coxa-branca” (a torcida adversária).

Cerca de 50 torcedores teriam invadido o Terminal do Portão com pedaços de madeira em mãos. No local, a equipe da PM constatou a presença dos indivíduos, mas não verificou nada ilícito. Policiais acompanharam o transporte público onde os torcedores embarcaram até a divisa de área, onde a viatura R2, da Guarda Municipal, seguiu acompanhando até o estádio.

Em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, a 18,4km do Couto Pereira, torcedores soltavam rojões em direção às pessoas e arremessavam paus e pedras contra quem estava no Terminal, onde ocorreu rixa entre torcedores.

No Sítio Cercado, a 18km do estádio, há a informação de que cerca de 200 torcedores athleticanos se dirigiam ao terminal munidos de pedras e barras de ferro, às 12h47.

Na esquina da Avenida Sete de Setembro com a Rua Coronel Dulcídio, no Água Verde, sentido Centro, cerca de 15 torcedores teriam passado com pedaços de paus e pedras e vandalizado lixeiras.

No início da tarde, foi registrada uma rixa entre torcedores do Coritiba no Terminal Pinheirinho. A PM prestou acompanhamento e apoio à ocorrência. De acordo com a PM, a maioria das ocorrências teve desfecho similar: escolta de equipes da PM ou da Guarda Municipal aos torcedores ou aos ônibus até as proximidades do estádio.

Segundo o acordo estabelecido, a torcida do Athletico poderia se deslocar pelos terminais da cidade até às 13h de domingo. Depois disso, o deslocamento será da torcida do Coritiba. Ônibus serão disponibilizados para levar a torcida do Athletico para o Couto Pereira. Após a partida, os atleticanos deverão esperar 20 minutos dentro do estádio, e depois sairão com escolta da PM. As ruas no entorno do Couto Pereira, no Alto da Glória, serão bloqueadas a partir das 13h.

Com apenas 14 pontos, o Coritiba é o último classificado na tabela do Brasileirão e está na zona de rebaixamento. O Athlético, que acumula 40 pontos, está em 7º.

Com informações da PMPR