há um dia
Amanda Martins

A delegação de Ponta Grossa encerrou a segunda e última etapa da Final dos 67º Jogos Abertos do Paraná (JAPs) com desempenho expressivo entre os dias 4 e 7 de dezembro, em Campo Mourão. Representando o município em três modalidades, atletismo, ciclismo e xadrez, os atletas somaram dois troféus e 16 medalhas.
No atletismo, sob comando do técnico José Laury Junior, o grupo conquistou quatro medalhas: dois ouros, uma prata e um bronze. A grande estrela da equipe foi Wanessa Zavolski, que garantiu seu 18º ouro nos 400 m com barreiras e ainda levou o bronze nos 100 m com barreiras. Dayan Dias também brilhou ao defender o título nos 5 mil metros, conquistando o ouro, além de ficar com a prata nos 10 mil metros.
O ciclismo, dirigido pelo técnico Mauro Ricetti Paes, assegurou um troféu e cinco medalhas, três ouros, uma prata e um bronze, além do vice-campeonato geral no feminino. As medalhistas nacionais Emanuele Broniski, Gabriela Costa e Talita Oliveira dominaram a prova de velocidade por equipes e garantiram o ouro. Talita foi vice-campeã no individual, Gabriela levou o ouro no contrarrelógio e, na prova de estrada, Talita, atual campeã brasileira da elite, voltou a conquistar o ouro, com Gabriela em terceiro lugar.
No xadrez, comandado por Lucas Silvestre Borges, Ponta Grossa fechou a participação com sete medalhas: cinco pratas e dois bronzes. A equipe masculina ficou em terceiro lugar geral, enquanto a feminina terminou em quinto. No xadrez relâmpago, Leonardo Hisao Herai Borges e Fabiana Tonse Maciel conquistaram bronze. Nas disputas por equipes, o município foi vice-campeão no masculino e no feminino. No prêmio de Melhor Tabuleiro, Isis Carvalho (T5), Fabiana Maciel (T3) e Fabrício Stadler (T5) garantiram medalhas de prata.
A participação das equipes contou com apoio total da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, que forneceu transporte, motoristas, staff, suplementação alimentar, chefia de delegação e assessoria de comunicação.