Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Prefeitura de Londrina entrega o novo e moderno Ginásio Moringão

2023-05-18 às 16:43
Foto: Vivian Honorato

A partir de agora, o ginásio tem um dos pisos mais modernos do mundo; além dessa mudança, todo o teto foi trocado e os sistemas hidráulicos e elétricos foram refeitos

Na manhã desta quinta-feira (18), o esporte londrinense recebeu um grande presente. O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, entregaram a obra de reforma e revitalização do Ginásio Professor Darci Côrtes, mais conhecido como Moringão (Rua Gomes Carneiro, 315).

A reforma incluiu uma gama de serviços. Entre eles, toda a estrutura metálica e de concreto armado que dá sustentação ao teto do ginásio foi reformada, e foi feita a troca das telhas, calhas, rufos e arremates. Uma tela também foi instalada nessa parte para evitar que pombos e outras aves adentrem ao ginásio.

Outra grande mudança é o novo piso de quadra poliesportiva, que agora é portátil, flutuante e removível feito em madeira maciça específica para uso esportivo. Neste piso novo há um sistema de amortecimento devido à madeira flutuante colocada sobre uma camada intermediária de espuma ou borracha de mínimo de 10 milímetros de espessura em toda a área. Esse sistema é chancelado pela Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) e da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e evita que os atletas se machuquem ao praticar os esportes.

Além dessas reformas, foi feita toda a reestruturação do sistema elétrico e hidráulico, o que possibilitou a instalação de aparelhos de ar-condicionado, ventilação mecânica e iluminação em LED; assim como novo cabeamento estruturado de voz e dados para o circuito fechado de televisão, de alarmes de segurança e de sonorização. Na área interna onde estão os camarotes, as salas de imprensa e os setores administrativos também foram revitalizados e instalados novos aparelhos de ar-condicionado. Toda a estrutura foi pintada, e na área externa, a Prefeitura de Londrina fez o recape das vias do entorno e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou a sinalização viária.

Durante a reabertura do ginásio, o prefeito lembrou que o Moringão é uma construção antiga, inaugurada em 1972, durante a administração do então prefeito Dalton Fonseca Paranaguá. E, desde então, ele não passava por uma reforma ampla, apenas por pequenos reparos e manutenções.

“O Moringão foi completamente reformado. Na verdade, foi reutilizada a carcaça e está totalmente novo e revitalizado. É um espaço para a prática do esporte, que é vida, traz saúde para as pessoas, movimenta a economia da cidade atraindo eventos e estamos devolvendo esse espaço hoje à população de Londrina, que só tem a ganhar”, disse Marcelo.

Para que todas essas obras fossem possíveis, a Prefeitura de Londrina investiu R$ 7.643.443,87 durante 44 meses de serviços. “Foi uma obra com grandes desafios. Todos sabem o tempo que o Moringão ficou parado e, graças a Deus, até me emociono, porque sou do esporte e entregar isso para a população é fomentar e oportunizar o esporte de Londrina. Eu sei o que faz a diferença na vida de cada um, de cada esportista, que é ter uma estrutura, por isso eu fico emocionado por poder estar, nesse momento, nesta pasta e nesta data que é tão importante”, disse o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, que é atleta desde os 6 anos de idade.

Oguido também destacou que o grande diferencial do Ginásio é o novo piso. “O piso é grande diferencial, porque ele é moderno, não tem impacto no joelho e no tornozelo; se tiver alguma parte dele que estragar, a gente consegue trocar só aquela parte; ele também é um piso móvel. Também trocou todo o telhado do Moringão, que é mais moderno e absorve mais o calor, então o clima aqui dentro ficou bem melhor”, lembrou.

Antes da reforma, a Prefeitura de Londrina contratou uma empresa especializada para identificar todos os problemas estruturais que havia no local, como as corrosões na cobertura metálica, o que gerava diversas goteiras dentro do ginásio; os vazamentos na parte administrativa e dos vestiários do complexo, o que precisou de impermeabilização da laje antes da reforma; e troca de telhas. Fora isso, durante as obras foram sendo identificados novos problemas e, por isso, foram feitos novos aditivos contratuais.

Painel

No momento, os engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Londrina estão fazendo uma avaliação técnica para verificar a possibilidade da instalação de um placar eletrônico, semelhante ao utilizado durante os jogos da Liga Nacional de Basquete (NBA) dos Estados Unidos. Para isso, estão sendo feitos estudos para verificar o peso e se as estruturas atuais suportam o mesmo.

O vereador e ex-presidente da FEL, Fernando Madureira, parabenizou o prefeito pela obra. “Eu tenho certeza que isso aqui é um sonho, uma causa sensacional. O que eu aprendi com a política é que não importa a cor da bandeira, mas importa fazermos o bem e aqui temos uma herança que vai ficar para a história do esporte”, falou.

Durante o evento, o filho do homenageado que dá nome ao Ginásio, Darci Côrtes Junior, contou que apesar de ser nascido em Curitiba, iniciou os esportes em Londrina. Segundo ele, para quem é atleta ou trabalha com esporte é de extrema importância ter estruturas adequadas para treinar. “Iniciei minha carreira esportiva aqui em Londrina e meus estudos todos foram feitos aqui. Estar de volta nessa cidade, que cresceu muito desde a época que eu saí, é uma honra, assim como é representar a minha família, que dá nome a essa praça esportiva, que ficou maravilhosa depois dessa reforma. O piso é de primeiro mundo e espero que seja bem utilizado pelo esporte londrinense, desde as categorias de base até as de alto rendimento. Para quem é do esporte é muito importante ter áreas, praças e ginásios de esporte para trazer os jovens e adolescentes para a prática saudável do esporte. Com investimento em esporte, a gente economiza em saúde”, disse Côrtes Junior.

O chefe do Centro do Esporte da Superintendência Geral do Esporte da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, Antônio Carlos Dourado, falou sobre a parceria que está sendo feita entre o Governo de Estado do Paraná e o Município de Londrina e lembrou do pioneirismo do estado frente às políticas de esporte. “A gente está fazendo um trabalho que é muito forte no esporte nacional. Nós tivemos a duas semanas atrás, a Lei Geral do Esporte aprovada pelo Governo Federal e o Plano Nacional do esporte. Isso significa que o esporte tem uma lei que estava, desde 2017, tramitando e hoje ela foi de fato aprovada. Estabelece-se agora uma verticalização do governo federal, do governo estadual com os municípios, onde se prescreve uma organização administrativa e política para a gestão do esporte. Nós saímos na frente, porque o Estado do Paraná é o único que tem, dos 399 municípios, uma política de esportes, por isso nós viramos uma referência e usamos a Universidade Federal do Paraná para isso. E o que vemos aqui hoje é isso, essa parceria entre os governos”, falou.

Estreia 

Domingo (21), a partir das 11h, o novo Ginásio Moringão terá o primeiro evento esportivo. Serão 15 times de 14 estados diferentes disputando a Taça Brasil – Divisão Especial de Futsal Feminino Adulto. No formato misto, com fase de grupos e ‘mata-mata’, os jogos acontecerão de 21 a 28 de maio, em que os dois primeiros colocados de cada grupo, e os dois melhores terceiros colocados, vão avançar para as quartas de final, em duelos únicos até a grande final, que será disputada no domingo (28).

Autoridades

Participaram da solenidade de entrega o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Élcio José Coelho de Lara, o chefe do Centro do Esporte da Superintendência Geral do Esporte da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, Antônio Carlos Dourado; o comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Marco Tordoro; o chefe da Instrução do Tiro de Guerra (TG) de Londrina, subtenente Leonardo Martins.

Além deles, também participaram: o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez; presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani; o presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Luciano Kuhl; o presidente da presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), Bruno Ubiratan; o chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina e coordenador do Núcleo de Comunicação, José Otávio Sancho Ereno; os secretários municipais de Agricultura, Regis Choucino; Gestão Pública, Fábio Cavazotti; Idoso, Andrea Ramondini Danelon; Obras e Pavimentação, João Alberto Verçosa Silva; Saúde, Felippe Machado; Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos; os vereadores Ailton Nantes, Beto Cambara, Eduardo Tomaniga, Flávia Cabral, Giovani Mattos, Jairo Tamura, Lenir de Assis e Mestre Madureira; presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Londrina, Geder Harami Harami.

Além das autoridades, participaram da reabertura oficial do Moringão, 13 servidores municipais aposentados da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Eles receberam um certificado e um troféu de agradecimento pelos serviços prestados à cidade de Londrina durante a carreira na FEL.