há 2 horas
Amanda Martins

Na tarde de terça-feira (10), policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Militar participaram de reunião com a diretoria do Operário Ferroviário Esporte Clube e representantes da Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária de Ponta Grossa. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias de segurança para a partida entre Operário e Coritiba, válida pela semifinal do Campeonato Paranaense de Futebol. O confronto está marcado para as 16h do dia 14 de fevereiro, no Estádio Germano Kruger.
Conforme estabelece o artigo 144 da Constituição Federal, em conjunto com a Lei Geral do Esporte, cabe à Polícia Militar a manutenção da ordem pública e a segurança dos espectadores em eventos esportivos. Dessa forma, o 1º BPM será responsável pelo comando da operação, definindo o planejamento e as estratégias de policiamento dentro e fora do estádio, em conformidade com a legislação vigente.
De acordo com a corporação, o jogo é considerado, até o momento, o maior realizado no Estádio Germano Kruger em 2026. Em razão da magnitude do evento, o 1º BPM empregará sua tropa regular e modalidades especializadas de policiamento, incluindo Pelotões de Trânsito, Choque, Cavalaria e a Agência Local de Inteligência.
A operação contará ainda com reforço de policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque, oriundos da capital do Estado. As ações serão executadas sem prejuízo ao policiamento ostensivo normalmente realizado no município, garantindo a segurança do evento, dos torcedores, de suas famílias e dos profissionais envolvidos.
A organização também informou que não será permitido o acesso ao estádio de torcedores que estejam utilizando camisetas de outros times, ainda que da Seleção Brasileira.