há 2 horas
Amanda Martins

A Série B do Campeonato Brasileiro passará a ter um novo formato a partir desta edição, com a criação de um playoff para definir duas das vagas de acesso à elite nacional em 2027. A mudança foi aprovada nesta quinta-feira, durante o Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realizado no Rio de Janeiro, por 17 votos a favor e três contrários.
Pelo novo modelo, os clubes que terminarem a competição entre a terceira e a sexta colocação, após as 38 rodadas da fase classificatória, disputarão confrontos eliminatórios em jogos de ida e volta. O terceiro colocado enfrentará o sexto, enquanto quarto e quinto colocados duelam pela outra vaga. Campeão e vice seguem garantindo o acesso direto à Série A, sem participar do mata-mata.
A informação foi divulgada inicialmente pelo portal UOL e confirmada pelo Ge. Caso o formato já estivesse em vigor em 2025, Chapecoense e Remo, que terminaram em terceiro e quarto lugares, teriam disputado o acesso contra Goiás e Criciúma, respectivamente. Coritiba e Athletico-PR, campeão e vice da edição, não seriam afetados pela mudança.
A Série B não tinha confrontos eliminatórios desde 2002, quando os oito primeiros colocados avançaram às quartas de final, e apenas os dois finalistas conquistaram vaga na primeira divisão. O modelo agora aprovado é semelhante ao adotado em ligas europeias, onde os playoffs são comuns para definir acessos, como acontece nos campeonatos da Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha.
Além do novo sistema de acesso, os clubes aprovaram a manutenção da disputa da Série B durante a Copa do Mundo. A paralisação não estava prevista no calendário inicial da CBF, mas foi solicitada pelos representantes das equipes da Segunda Divisão. Com isso, a competição não será interrompida durante o torneio internacional.
A Série B de 2026 tem início previsto para 21 de março, com a 38ª rodada programada para 28 de novembro. Sem a pausa durante a Copa do Mundo, há a possibilidade de antecipação das datas para que os playoffs não sejam realizados em dezembro.
Outra mudança aprovada no Conselho Técnico foi o aumento do limite de jogos para transferência de atletas entre clubes da Série B. Antes, jogadores que atuassem em até oito partidas por uma equipe não podiam defender outro clube na mesma edição do torneio. Com a nova regra, o limite passa a ser de 12 jogos.