Os jovens Dudu Mosconi, Brenno e Henrique, formados nas categorias de base do Fantasma, estão na lista de relacionados para a partida contra o Avaí pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com o elenco profissional, os atletas adquirem bagagem e vivem uma nova experiência.
Dudu Mosconi é natural de Ponta Grossa e está no clube desde a categoria sub-17, quando tinha apenas 15 anos. O atleta já estreou com o elenco profissional na Série B 2024 contra o CRB, no empate em 1×1 fora de casa. Esse inclusive foi o último confronto profissional com mais de dois atletas das categorias de formação entre os jogadores para o confronto profissional. Ao todo, Dudu já vestiu a camisa do Operário 97 vezes pelas equipes de base, além de conquistar as taças de campeão Paranaense 2024 e Sul-Brasileiro BG Prime em 2022.
Brenno, que atua como atacante, fez as categorias sub-17 e sub-20 do Fantasma e também conquistou o Sul-Brasileiro BG Prime em 2022. O atleta esteve na primeira etapa da campanha que coroou o elenco sub-20 com o título no Campeonato Paranaense e, após retornar de empréstimo este ano, disputou o estadual pelo sub-20. Após a classificação para a semifinal, Brenno integrou o elenco profissional e já marcou seu primeiro gol com a camisa do Operário profissionalmente contra o Atlético-GO, na goleada por 3×0.
Henrique chegou ao Operário no meio do ano passado para disputar a Copa Sul e não saiu da titularidade. O volante disputou a Copa Sul 2024, Copinha em 2025 e o Campeonato Paranaense deste ano. Integrando os treinos do elenco profissional desde o fim do estadual sub-20, Henrique foi relacionado para o jogo contra a Ferroviária, em Araraquara, e volta à lista de relacionados do Fantasma.
Com a presença dos atletas, o trabalho das categorias de base do Fantasma se consolida e dá retorno ao clube visto a formação qualificada de novos atletas profissionais.
Essa é a primeira vez na temporada que três jogadores da base alvinegra fazem parte de uma partida profissional do Operário. O técnico Alex de Souza, que estreou no comando da equipe no final de junho, destaca a importância da valorização do trabalho de formação e reforça que práticas como essa se repetirão outras vezes.
da Assessoria de Imprensa do Operário Ferroviário