Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

UEPG inicia testes da COVID-19 em jogadores do Operário Ferroviário

2021-05-28 às 08:59

O futebol profissional ponta-grossense agora conta com mais um aliado nas competições. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciou, na tarde da última quarta-feira (26), testagens da Covid-19 em jogadores do Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC). Os testes ocorreram no centro de treinamento do clube e envolveram a metodologia RT-PCR.

A coleta foi realizada por enfermeiros cedidos pelo Hospital Universitário (HU-UEPG) e exames serão realizados no Laboratório Universitário de Análises Clínicas (Luac). O protocolo de testagens segue normas da Confederação Brasileira de Futebol, a qual especifica que o teste seja realizado com 72 horas de antecedência dos jogos. O método RT-PCR consiste na utilização de swabs (tipo de cotonete) no nariz e garganta e é considerado o padrão ouro para detecção do coronavírus no organismo.

“Como o Operário é muito criterioso e nós temos inúmeras parcerias, essa ação irá fortalecer a relação entre dois órgãos importantíssimos da nossa cidade”, explica Giovani Favero, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG. Ele ainda destaca a participação da coordenação do Luac, estagiários, professores e o HU na realização dos exames. “O trabalho permitirá a qualidade da coleta, para que os exames sejam realizados de forma perfeita. Essa é uma parceria que será rotineira na série B. Agora é torcer para que o Operário suba para a série A com os testes realizados pela UEPG”, completa.

Parceria de longa data

A ação é um dos frutos da parceria entre UEPG e OFEC. Desde 2019 a cooperação resultou em ações como a construção Centro de Treinamento (CT) no Campus de Uvaranas e programas de estágio para acadêmicos de educação física. A união já resulta em cerca de R$ 1,5 milhões de investimentos, incluindo demandas do CT, como irrigação; drenagem; terraplanagem; plantação de grama; reformas de vestiários; alambrado; poço artesiano; e demais reformas. O clube também realizou doação de cestas básicas para famílias com pacientes internados nas alas Covid-19 do HU.

da CCOM UEPG – Texto: Jéssica Natal / Foto: Rafael Volski/OFEC