A Arena Verão Maior Portos do Paraná recebeu no sábado (15) o Verão Maior Futebol Show, com a presença de craques que marcaram época no futebol brasileiro e paranaense. O evento fez parte da programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) e do Verão Maior Paraná, sendo o último realizado no espaço que ao longo da temporada recebeu motocross, vôlei, futevôlei e beach tennis.
A partida principal foi entre a Seleção Master do Brasil e a Seleção Master do Paraná, na qual os paranaenses levaram a melhor, vencendo por 12×7, com ótima atuação de Castorzinho, Reginaldo Nascimento, Henrique e Rodrigo Mancha. Do lado brasileiro, se destacaram nomes como Túlio Maravilha, Giovanni, Wellington Saci, Gustavo Nery e Camanducaia.
“Esse evento marca o encerramento das atividades na Arena Portos do Paraná, um sucesso total. Neste Verão Maior, atendemos mais de 2 milhões de pessoas, fomentando a economia do Litoral. Para nós foi uma alegria trabalhar no maior verão gratuito do país. Já estamos começando o planejamento do próximo, que será maior ainda”, afirmou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.
Para o ex-jogador Rodrigo Mancha, foi uma honra poder participar do Verão Maior Futevôlei Show e agora do Futebol Show. “Agradeço muito o convite do Governo do Paraná para mais um evento nessa estrutura top. As pessoas têm que comparecer nesse tipo de evento para ver as dimensões do que é feito aqui, não apenas para o futebol, foram vários esportes ofertados aqui, como futevôlei e beach tennis”, contou.
O lendário Túlio Maravilha foi mais um a marcar presença e atender dezenas de fãs antes e depois do jogo. “Muito feliz pelo convite para participar do projeto Verão Maior Paraná e de estar conectado com o torcedor que só conseguia nos assistir pela televisão 30 anos atrás. Esse carinho, reconhecimento e calor humano é o que nos faz sair de casa para poder estar aqui numa tarde maravilhosa dessa”, disse.
Antes da partida principal, foram realizadas outras duas – um jogo de futebol para atletas com deficiência visual, reforçando o compromisso do Verão Maior Paraná com o esporte acessível, e um duelo entre a Seleção de Matinhos e a Seleção Master do Esporte Clube Pinheiros, aquecendo o público para o duelo principal.
Paraná Master de Bodyboarding
O litoral paranaense foi palco da 1ª etapa do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding em 2025. Na sexta, no sábado e no domingo, a Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, recebeu mais de 70 atletas veteranos em mais um evento que integrou o calendário oficial dos Jogos de Aventura e Natureza e do Verão Maior Paraná.
A competição reuniu representantes de nove estados (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, AL e CE), que disputaram os 1000 pontos válidos para o ranking nacional da modalidade. Além disso, os atletas entre 35 e 60 anos concorreram a uma premiação total de R$ 29,4 mil, distribuída entre as categorias na forma de kits e equipamentos esportivos.
Destaque para quatro paranaenses que faturaram a primeira vitória da temporada em casa: Antônio Paris, no PcD, Jean Gonçalves, no Drop Knee, Gutta Borges, no Master Feminino, e Stéfano Triska, no Legends.
“Sensação de gratidão e alegria por começar bem o circuito brasileiro, ganhando em casa contra a atual campeã brasileira e outras colegas que surfam muito, fico feliz de ter surfado bem. Eu estava concentrada e preparada, afinal, ninguém vem apenas para competir, a gente vem pra ganhar”, contou Gutta Borges, campeã da etapa na categoria Master Feminino.
“Mais uma vez, estou amarradão de estar aqui no Paraná. Já venho desde a infância com meu pai e esta é a terceira vez que participo a nível nacional. O Paraná dispensa comentários, mereceu a abertura pelo trabalho incrível dos últimos anos”, disse Gugu Barcellos, campeão da etapa na categoria Grand Legends representando o Rio de Janeiro.
“A estrutura do evento está sensacional, e isso faz toda a diferença para o desempenho dos atletas dentro da água. Parabéns à Federação Paranaense, ao governo, aos apoiadores e a cada um que contribuiu. E podem ter certeza: ainda vou voltar muitas vezes”, afirmou.
O evento foi organizado pela Federação Paranaense de Bodyboarding (FPB), em parceria com a Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB), e contou com o apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte.
Campeões da etapa do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding:
PcD – Antônio Paris – PR;
Drop Knee – Jean Gonçalves – PR;
Master Feminino – Gutta Borges – PR;
Master Masculino – Vinicius Alvim – BA;
Grand Master – Tibúrcio Neto – AL;
Legends – Stéfano Triska – PR;
Grand Legends – Gugu Barcellos – RJ.
da AEN