Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

Verônica Balsano destaca que o bem-estar mental é fundamental para a conquista dos objetivos nas competições de natação

2023-10-10 às 15:03

A nadadora ponta-grossense, Verônica Balsano, comentou sobre as conquistas no Campeonato Mundial Masters de Natação, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (10).

Como tudo começou

A atleta começou no esporte com quatro anos e a sua primeira competição disputada foi quando ela tinha apenas sete anos. “Foi uma competição já registrada na federação, então já estou competindo há quase 30 anos como atleta de natação e já passei por vários momentos dentro das competições”, explica.

“Eu iniciei no clube da cidade, fui uma atleta de alto rendimento e depois desse processo entrei na natação master. Então passei por diferentes momentos nessa jornada dentro da natação, que permanece até hoje na minha vida”, complementa.

Ela também aponta que já está na categoria master desde 2012 e a superação se faz presente na natação, porque as competições possuem diferentes provas. “Algumas provas duram segundos enquanto outras são mais longas. Elas te proporcionam uma chance única, então você se prepara um ano inteiro para ter um bom desempenho naquele momento”, pondera.

Conselho para quem está começando no esporte

Verônica ressalta que é importante os novos atletas buscarem uma equipe que já esteja registrada na federação para começar no esporte.

“Em Ponta Grossa, nós temos a equipe da APANPG [Associação de Pais e Amigos da Natação de Ponta Grossa] que é registrada na federação. Então esse é o caminho para que os novos atletas possam participar das competições da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, e após esse processo também participar das competições da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos”, pontua. “A partir disso você vai ganhando o seu espaço, traçando seus objetivos e buscando vaga na seleção brasileira”, complementa.

Conquistas no Campeonato Mundial Masters de Natação

Verônica conquistou sete medalhas de ouro e duas de prata na competição. As primeiras colocações vieram nas provas de 100, 200 e 400 metros nado livre, 200m medley, 400m medley (Recorde Sul Americano na categoria 35+), além das provas de 4x50m nado livre misto 160+ e 4x50m medley misto 160+.

Já as medalhas de prata foram conquistadas nas provas de 4x50m nado livre feminino 160+ e 4x50m medley feminino 160+.

Para conseguir alcançar esses objetivos e premiações que a atleta conquistou durante toda a sua carreira dentro da natação, ela acredita que o treinamento mental e bem-estar psicológico é fundamental para o bom desempenho. “Mesmo com todas as dificuldades que você enfrenta para estar ali, é muito importante que você esteja feliz nesse momento. Você saber que a sua jornada até ali foi a melhor que poderia ter feito é fundamental”, destaca.

“O apoio da família, da tua equipe, bom relacionamento com o treinador e bem-estar mental são fundamentais para o bom rendimento. Isso foi o que aconteceu comigo nessa jornada até o Japão e é algo que me fez ter essa essa longevidade na natação. É importante buscar sempre estar feliz durante todo o processo de preparação, durante e após a competição”, finaliza.

Confira a entrevista completa: