há 17 horas
Assessoria

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) reuniu uma equipe com 30 empregados para realização de atendimentos individuais e preventivos no Litoral do Paraná. Equipes da Companhia vão percorrer bairros de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná para ouvir moradores e comerciantes, tirar dúvidas e orientar a população. A força-tarefa começou suas atividades na tarde desta quarta-feira (7) e deve atuar pelos próximos doze dias.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, explica que a iniciativa aposta em uma abordagem pró-ativa dos clientes. “Ao invés de esperar que o morador ou veranista ligue para a Sanepar, nossas equipes vão até os imóveis para identificar demandas, prevenir problemas e realizar ações educativas”, disse Bley.
Para atender a alta demanda de clientes durante a temporada, a Sanepar dobrou o total de Centrais de Atendimento no Litoral, segundo o gerente geral comercial da Sanepar, Sergio Augusto Portela. “Nós temos três centrais físicas para atendimento da população, mas durante a temporada esse número chega a seis pontos avançados de atendimento presencial. A equipe é formada por 20 colaboradores e agora ganha um reforço de 30 agentes em campo, totalizando 50 profissionais para atender os clientes”, detalhou Portela.
A equipe da força-tarefa vai atuar em áreas mais afastadas das centrais de relacionamento físico, como o balneário de Pontal do Sul e bairros de Guaratuba. Para garantir a segurança dos clientes, todos os integrantes da força-tarefa estão devidamente identificados com crachá e veículos com a logomarca da Sanepar. O trabalho é realizado em duplas, abordando tanto clientes residenciais quanto comerciais.
O diferencial desta ação é a conversa direta com a população. As equipes aplicam um questionário detalhado para entender a realidade de cada imóvel. Entre os principais objetivos estão:
Atualização cadastral: coleta de telefone celular e e-mail para facilitar a comunicação rápida da Sanepar com o cliente em casos de avisos de parada ou emergências.
Detecção de problemas: verificação in loco sobre a satisfação com o abastecimento, existência de vazamentos ou problemas na rede de esgoto como refluxos ou extravasamentos.
Um dos pontos cruciais da força-tarefa é a educação preventiva. As equipes distribuem materiais informativos e orientam os moradores sobre dois temas fundamentais para o verão:
A importância da caixa-d’água. A Sanepar detectou que muitos imóveis no litoral possuem reservatórios subdimensionados para a quantidade de pessoas que recebem na temporada. As equipes orientam sobre o tamanho ideal da caixa-d'água (capacidade de reservação) e entregam um guia sobre como realizar a limpeza correta do reservatório.
Uso racional da água. Em parceria com a área de Meio Ambiente, são distribuídos folders com dicas de economia, incentivando o reaproveitamento da água da máquina de lavar e o fechamento de torneiras durante atividades básicas de higiene.
"O principal objetivo dessa ação é aproximar o cliente da área comercial da Sanepar. Queremos ouvi-lo, receber sugestões e até reclamações para saber onde podemos melhorar. É um trabalho para aprimorar a experiência do cliente e fortalecer esse relacionamento que é vital para a Companhia", destaca Portela.