Sábado, 28 de Setembro de 2024

6 dicas para criar conteúdo visual atraente que impulsiona o engajamento no Instagram

Criar conteúdos visuais atrativos desperta o interesse imediato do público e amplia cada vez sua base de seguidores engajados no Instagram
2024-06-24 às 11:42

Todos sabem que o Instagram é esteticamente atrativo. Desde o lançamento, é uma característica essencial da rede social. Por isso, criar bons conteúdos visuais faz toda a diferença para fortalecer o engajamento do perfil da marca.

Inicialmente, a proposta dos desenvolvedores do aplicativo era conectar pessoas por meio do compartilhamento de fotos e vídeos. Somente isso. Tanto que mal havia opções de texto.

Os anos se passaram e o Instagram sofreu diversas mudanças. Aparecerem novos formatos de conteúdo, recursos e possibilidades na plataforma. Inclusive, funções totalmente adaptadas para relações comerciais.

Há um tempo atrás, as interações no Instagram eram somente pessoais. Só que, vários profissionais e empresas começaram a usá-lo para promover suas marcas, produtos e serviços. Então, o Instagram “comprou a ideia”.

Contudo, uma coisa continuou exatamente igual na rede social mais popular do mundo. Adivinha? Isso mesmo, a estética atrativa. Assim, se você quer fortalecer o engajamento da marca no Insta, o segredo está justamente aí.

6 dicas para melhorar os conteúdos visuais do perfil da marca

Além de ser a essência do Instagram, o lado visual é o responsável por causar a famosa primeira impressão no perfil da marca. Isso porque, o cérebro humano processa imagens até 60 mil vezes mais rápido do que textos.

Quando um visitante entrar no perfil, vai reparar primeiro nas imagens e vídeos que foram compartilhadas na rede social até então. Só então, as informações escritas serão analisadas.

Desse modo, conteúdos visuais devem ser prioridade para tornar o Instagram da marca atrativo o bastante ao público. Ou seja, transformar visitantes em seguidores engajados. Para te ajudar, listamos abaixo 7 dicas que podem melhorá-los.

1. Defina uma identidade visual

Primeiramente, você deve definir uma identidade visual exclusiva para o perfil do Instagram da marca. Ela deve expressar sua personalidade, valores e propósito com fidelidade. Assim como, explorar as características da rede social.

Uma vez que o aplicativo tem um forte apelo visual, opte por cores vibrantes, filtros, tendências atuais de design e layouts, por exemplo. Com isso, você pode se destacar entre os concorrentes e prender a atenção do público.

De qualquer forma, todos os elementos da identidade visual definida precisam ser usados consistentemente nas publicações. Principalmente, para aumentar o reconhecimento e memorização da marca na mente dos seguidores.

2. Aproveite a iluminação natural

Para tirar fotos ou gravar vídeos, aproveite ao máximo a iluminação natural. A qualidade dos registros costuma sair muito melhor do que por meio de luzes artificiais.

Sempre que possível, crie conteúdos visuais durante o início da manhã ou no final da tarde. São os momentos do dia em que a luz solar está suave e difusa. A “hora dourada”, como é chamada, evita sombras e deixa a iluminação mais equilibrada.

Se você for fazer registros em ambientes internos, ainda dá para usar a luz natural. É só criar o cenário perto de janelas ou claraboias. Com isso, os resultados serão melhores.

3. Pense melhor na composição das fotos e vídeos

Além de aproveitar a luz natural, pense melhor na composição das fotos e vídeos. Os pontos de interesse primários e secundários precisam contrastar harmonicamente para impactar o público.

Geralmente, criadores de conteúdo usam a regra dos terços para posicionar melhor os elementos. Ele divide o enquadramento em 9 partes iguais. Então, alinha todos os itens com precisão e deixa o registro muito mais interessante.

Além disso, experimentar diferentes ângulos e perspectivas também pode dar uma nova dimensão às suas fotos e vídeos, tornando-os mais dinâmicos. Neste caso, a criatividade é muito bem-vinda.

4. Prefira cenários neutros

Ainda sobre a composição da foto, prefira utilizar cenários neutros. Ou seja, o fundo das fotos e vídeos produzidos para o Instagram da marca deve ter poucos itens, seguindo um estilo mais minimalista.

Embora sirva para complementar e enriquecer os conteúdos visuais, o cenário não pode distrair o público do ponto de interesse principal. Por isso, tem que ser o mais simples e limpo possível.

Se você “perder a mão” na quantidade de objetos de fundo, visitantes e seguidores que visualizarem suas publicações vão ficar bem confusos. Então, não deixe que nada “ofusque o brilho” dos itens primários de suas fotos e vídeos.

5. Considere o tamanho padrão de arquivos de mídia

Para manter o layout da rede social organizado, o Instagram tem um tamanho padrão para arquivos de mídia em diferentes formatos de conteúdo. Feed, Stories e Reels.

Sendo assim, você deve seguir as dimensões recomendadas para que suas imagens e vídeos sejam exibidos corretamente. Caso contrário, o aplicativo fará cortes automáticos para adaptar o arquivo de mídia ao padrão pré-estabelecido.

Consequentemente, itens importantes da foto ou vídeo podem não aparecer na publicação. Para piorar, a resolução é reduzida e fica com aparência desfocada ou pixelada.

6. Use boas ferramentas de edição

Por último, mas não menos importante, use boas ferramentas de edição para criar conteúdos visuais atrativos. Às vezes, uma foto ou vídeo que ficou “mais ou menos” pode ser transformado em uma de suas melhores publicações com ajustes.

Entre os melhores aplicativos para editar, estão: Adobe Lightroom, Canva e Snapseed. Todos oferecem uma série de recursos para deixar suas fotos e vídeos muito mais impactantes, como:

  • cores;
  • brilhos;
  • contrastes;
  • filtros;
  • adição de elementos.

De qualquer maneira, as ferramentas de edição são capazes de tornar seus arquivos de mídia visualmente impressionantes. Assim, você captura a atenção da audiência com facilidade.

Conclusão

Por fim, ter bons conteúdos visuais é a chave para se sobressair entre os inúmeros concorrentes do Instagram. Eles podem despertar o interesse imediato de visitantes e fazê-los virar seguidores engajados do perfil da marca.

Ainda mais quando você usa métodos de compra de seguidores no Instagram. Se você soma conteúdos visuais de qualidade a uma base de followers de ampla, você tem a receita do sucesso na rede social.

Afinal de contas, somente perfis com um número relativamente alto de seguidores chamam a atenção. Então, comprar o serviço de engajamento pode te levar a resultados muito mais expressivos.