Em bate-papo durante o programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105.9 para Ponta Grossa e Campos Gerais e 90.9 em Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (30), Paulo Roberto Batista Stachowiak, secretário municipal de Turismo, destacou as ações realizadas no município voltadas ao setor.
Paulo destaca que Ponta Grossa possui muita riqueza em termos de atrativos naturais, cultura e história. Neste sentido, o papel da Prefeitura é fomentar investimentos, organização e incentivo, afirma o secretário. “Estamos visitando todos os atrativos e empreendimentos, incentivando o cadastro no CadasTur, para que Ponta Grossa tenha essa organização”, diz.
Com essa organização alinhada, é possível incentivar ainda mais o crescimento do turismo na região, já que há uma forte relação entre os atrativos e a economia local. “É uma cadeia. O hotel vai ter a sua demanda completada por conta do interesse que os turistas têm em visitar Vila Velha, Buraco do Padre, Cachoeira da Mariquinha, São Jorge e outros tantos que temos aqui. O compromisso da Prefeitura é que essas estradas de acesso sejam bem cuidadas”, afirma. Ele ainda completa. “O turismo em áreas naturais é uma dádiva de Deus, mas tem que ser estruturado, para que seja bem utilizado, sempre com muito cuidado, controle de capacidade de carga como é feito em nossos parques, isso é muito importante, temos essa consciência”, conclui.
Além disso, Paulo Stachowiak também afirma que o sentimento de pertencimento da própria população auxilia neste processo de incentivo à visitação dos atrativos. “A cidade é boa para o turista quando é boa para o morador, há muito tempo não observávamos selfies de ponta-grossenses nos nossos atrativos e hoje a gente vê. Quando esse orgulho retorna, fica muito mais fácil de incentivar”, acrescenta.
Novidades
No próximo domingo (3), vai acontecer o lançamento do ‘Circuito das Nascentes’. O trajeto de 25 km é voltado ao cicloturismo e coliga com a ciclofaixa de Itaiacoca. Segundo o secretário, todo o caminho possui sinalização com mais de 60 placas que proporcionam ao visitante um passeio autoguiado. “O início do circuito tem como referência a ponte do Rio Tibagi, um pouquinho antes tem o posto de combustíveis Pelanda. Logo depois do posto existe o retorno para Ponta Grossa, quando faz o retorno, em vez de continuar na rodovia, vira a direita em uma estrada secundária”, explica Paulo. “Você passa por dentro da nascente do rio Tibagi, com paisagens de Vila Velha, paisagens muito atraentes”, diz.
Além disso, o secretário também adianta que Ponta Grossa terá um Centro de Visitantes com informações sobre o município. “Nós temos o trâmite burocratico que tem que ser seguido, mas isso já é como certo. Vamos instalar o Centro de Visitantes, embarcado de muita tecnologia, para que as pessoas também possam conhecer sobre a sua região, com muita informação”, complementa.
Confira a entrevista completa: