Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

A pandemia acabou? Imagens mostram ruas de PG lotadas nesta quinta (09)

2020-07-09 às 18:12

A pandemia mudou radicalmente a rotina de muitos trabalhadores e de muitas famílias pelo Brasil afora. Ponta Grossa registra o aumento diário de casos e bate recordes de contaminações do novo coronavírus. Diversas medidas foram tomadas para evitar a propagação do vírus e a aglomeração de pessoas, mas quem sai pelas ruas da cidade percebe que o isolamento social, para uma parte da população, fica somente na teoria.

A reportagem do D’Ponta News foi às ruas conferir como está o movimento na cidade depois que o município registrou 665 casos e a quarta morte em decorrência da Covid-19. Não é difícil ver pessoas sem máscaras ou usando-as de forma incorreta, no queixo ou pendurada na orelha.

Na tarde desta quinta-feira (09), o número de pessoas caminhando pelas ruas e conversando nas calçadas era de um dia normal, fora de pandemia, sem riscos iminentes. Nas imagens, é possível observar o movimento como se o período de isolamento social já tivesse terminado e a cidade não tivesse se aproximando dos 700 infectados.

Clique aqui e veja o movimento na extensão do Parque Linear, em Oficinas.

Na principal avenida de Ponta Grossa, Vicente Machado, trânsito intenso e clientes aguardando aglomerados em frente às lojas.

No calçadão de Ponta Grossa, a cena se repete.

Nossa reportagem flagrou a pista de skate, na Praça localizada na avenida dos Vereadores, sendo utilizada por dezenas de pessoas. Grande parte sem o uso de máscaras.

Na tentativa de evitar a presença da população nas ruas, diversos decretos foram publicados durante os mais de 100 dias de pandemia. Empresários deixaram seus funcionários trabalharem no sistema home office [em casa], o comércio passou a funcionar em horários alternativos, restaurantes tiveram que readequar a forma de receber clientes e se dedicar na opção de entregar o produto por delivery. Recentemente, o prefeito Marcelo Rangel decretou o ‘toque de recolher’ a fim de evitar que pessoas se aglomerem em postos de combustíveis, lojas de conveniência e bares na cidade.

Sobre as imagens colhidas pelo D’Ponta News nesta quinta-feira (09) na pista de skate do Parque Linear, a Prefeitura de Ponta Grossa enviou uma nota esclarecendo que é preciso da colaboração dos ponta-grossenses para que a cidade consiga controlar as contaminações.

Leia na íntegra.

“A fiscalização tem atuado frequentemente, através da GM e da Secretaria de Esportes. Entretanto, em muitas situações, os grupos se dispersam durante a abordagem e se reúnem novamente na sequência.

A Prefeitura não possui efetivo para que equipes permaneçam nesses locais vigiando para que os moradores não voltem a se reunir. Precisamos que a população tenha mais consciência sobre o risco deste tipo de exposição.
Neste momento, a ação da fiscalização tem sido de abordagem e orientação a esses grupos, não houve aplicação de penalidade nestes casos.

Os agentes da Secretaria de Esportes se reunirão esta semana para buscar estratégias mais efetivas para coibir este tipo de situação nos bairros”.

Veja o vídeo produzido pelo D’Ponta News na quinta-feira, 09 de julho de 2020.

Veja mais imagens do movimento intenso registrado em Ponta Grossa durante a pandemia.

texto e imagens: Igor Rosa