Domingo, 19 de Maio de 2024

“A Santa Casa é de Ponta Grossa, todos nós somos donos”, afirma diretor técnico, Rogério Clemente

2022-04-04 às 14:16

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na rádio Lagoa Dourada FM, nesta segunda-feira (4), o médico e diretor técnico hospitalar da Santa Casa, Dr. Rogério Clemente falou sobre as recentes conquistas do hospital.

Segundo Clemente, a Santa Casa está colhendo os frutos de um trabalho de mais de 12 anos, relacionado à profissionalização da gestão do hospital. “A Santa Casa tem 110 anos e ela surgiu muito antes que o SUS fosse criado. Ela já fazia filantropia durante todo este tempo. De uns 12 anos para cá, a ideia foi profissionalizar a gestão”, afirma.

Segundo o diretor, a área de abrangência do hospital compreende 28 municípios da região e, atualmente, 85% dos atendimentos da Santa Casa são via Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, parte da tabela que remunera os profissionais e os hospitais que trabalham com o SUS, não é reajustada há mais de 15 anos. Na prática, uma cirurgia cesariana dá o retorno de cerca de R$ 350 para o hospital, exemplifica.

Novidades

Dr. Rogério Clemente conta que a Santa Casa está idealizando um ‘cartão fidelidade’ para os pacientes, que dará direito a descontos em consultas e outros serviços do hospital. Além disso, outros estabelecimentos conveniados poderão oferecer benefícios aos usuários.

Clemente ainda comenta sobre a construção do Hospital do Câncer. Localizado na região do Jardim Carvalho, o novo prédio será construído em um terreno de 5 mil metros quadrados, cedido pela Prefeitura de Ponta Grossa. “Nos últimos anos houve um aumento de 84% no volume de pacientes oncológicos”, afirma. “Nesse prédio não vamos fazer internações, é uma unidade de consultas e tratamento ambulatorial. O paciente chega de manhã, faz a medicação, fica em observação e no fim da tarde ele pode voltar para casa. Na Santa Casa do Centro vamos dar continuidade a unidade de internação. Essa semana sai a licitação para construção, a gente espera construir o mais rápido possível”, comenta. “A Santa Casa é de Ponta Grossa, ela não tem dono, donos somos todos nós. Isso pouca cidade tem, nós oferecemos cirurgias muito complexas”, finaliza.

Confira a entrevista completa: