Sábado, 05 de Outubro de 2024

Acabar com a função de cobrador é uma das sugestões para reduzir a tarifa de ônibus em PG; entenda

2021-11-08 às 16:54

Na última quarta-feira (3) o Conselho Municipal de Transporte (CMT) concluiu a análise da tarifa técnica do transporte público coletivo de Ponta Grossa. Os conselheiros enviaram um ofício para a Prefeitura Municipal com sugestões para reduzir o valor da tarifa na cidade, que de acordo com estudo da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) deve ser reajustada para R$8,35.

Em entrevista ao portal D’Ponta News, o presidente do CMT, Elídio Carlos Curi de Macedo, explicou que foram enviadas quatro novas sugestões para o poder executivo, além de outras sete que já haviam sido divulgadas anteriormente – como a redução na alíquota do ISS pago pela Viação Campos Gerais; regulamentação do transporte por aplicativo com cobrança de taxas para subsidiar o transporte público; o custeio de gratuidades, como de estudantes e idosos, por conta da Prefeitura, entre outras.

Das quatro que foram acrescentadas por último, a mais polêmica é a retirada gradual de cobradores das linhas com menos fluxo de usuários. “Dessas quatro últimas, a que vai pegar mais é a questão de cobradores. O Conselho não quer a extinção total de cobradores, o Conselho sugeriu que fosse uma retirada gradual. Não é para chegar lá hoje e dispensar todo mundo, o Conselho não quer o desemprego de ninguém. É uma coisa antiga e que, futuramente, não vai ter mesmo cobradores em uma próxima concessão. Então, nós fizemos as sugestões, mas vai caber a prefeita querer ou não aceitar”, esclarece o presidente.

Além da retirada de cobradores, o Conselho também sugeriu que as tarifas para pagamentos em cartão e dinheiro sejam diferenciadas, sendo um valor mais alto para quem for pagar em dinheiro; que algumas linhas e horários de ônibus sejam extintos e que os espaços de publicidade dentro dos veículos sejam usados exclusivamente para arrecadar dinheiro para custear a tarifa.

Prefeitura

Procurada pela reportagem do portal D’Ponta News, a Prefeitura de Ponta Grossa informou que as sugestões ainda estão sendo analisadas.

“As propostas ainda estão sendo analisadas pelo grupo de trabalho desse setor, e não haverá qualquer manifestação acerca do conteúdo das sugestões, haja vista que ainda não há uma análise sobre a sua viabilidade. Tão logo haja uma decisão a respeito, e a administração municipal estima que isso ocorrerá em breve, serão divulgadas as medidas a serem adotadas”, informou.