O departamento de Medicina e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa promovem, no próximo sábado, dia 19 de novembro, um evento alusivo ao Dia Mundial do Diabetes. A ação acontecerá no Terminal Central, das 9h às 13h. O objetivo é orientar a população sobre a forma adequada de prevenir o diabetes e evitar complicações, além de alertar sobre o risco de desenvolver ou já ser portador da doença.
Acadêmicos do curso de Medicina, supervisionados por professores, farão aferição da pressão arterial, da glicemia capilar e entrevista objetiva para conhecer os fatores de risco e as doenças de cada indivíduo. A partir dessas informações, orientarão as pessoas atendidas de forma individualizada. Para este atendimento básico, as pessoas interessadas precisam disponibilizar em torno de 15 minutos sem interrupção.
De acordo com a organização da ação, iniciativas como essa podem alertar os indivíduos em risco de desenvolver a diabetes, orientar os prováveis portadores da doença que devem procurar os meios diagnósticos precisos para confirmação, bem como reforçar a necessidade dos cuidados para aqueles que já têm o diagnóstico estabelecido. Além disso, envolve os acadêmicos do curso de Medicina diretamente no processo de conscientização e prestação de serviço à população.
1 a cada 10 adultos é portador de diabetes
A prevalência de diabetes mellitus tem aumentado de forma alarmante desde o início do século 21, adquirindo proporções epidêmicas juntamente com a obesidade. Estima-se que 1 a cada 10 adultos seja portador de diabetes e metade desses indivíduos não sabe que tem a doença.
Em adultos, a doença mais do que triplicou. Nos Estados Unidos, a cada 2 minutos ocorre uma morte relacionada a complicações da diabetes e nesse mesmo intervalo de tempo um novo caso de diabetes é diagnosticado. Entretanto, aproximadamente 50% dos casos de diabetes podem ser evitados por meio de adoção de hábitos saudáveis como dieta alimentar e atividade física regular.
O Dia Mundial do Diabetes foi criado pela Federação Internacional de Diabetes e a Organização Mundial de Saúde, em 1991, e oficializado pela Organização das Nações Unidas em 2006, com o objetivo de promover a disseminação de informações que possam conscientizar a população e assim reduzir o impacto global da diabetes. A data escolhida, 14 de novembro, é a data de aniversário de Frederick Banting, um dos responsáveis pela descoberta da insulina.
Com informações da assessoria