Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

ACIPG define data de eleições para diretoria

2022-03-04 às 11:46
Foto: Rafael Kondlatsch

O Conselho de Representantes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) definiu as datas da realização de eleição para diretoria da entidade. Ficou estabelecido após reunião do Conselho que a eleição para presidência da ACIPG deverá ocorrer no dia 14 de abril deste ano.

O estatuto da ACIPG determina que a cada dois anos sejam realizadas eleições, sempre na primeira quinzena do mês de abril, e de acordo com as mesmas determinações, parte da diretoria deve ser substituída e obrigatoriamente 50% do Conselho de Representantes deve ser modificado.

Há dois anos, a Assembleia da ACIPG, de forma soberana, dentro do preceito associativista, definiu pela prorrogação do mandato da atual diretoria, que teria término em 2020, por mais dois anos, e desta forma, encerra em 2022 sua gestão.

O Conselho de Representantes também já definiu a Comissão Eleitoral, que nos próximos dias estará definindo as regras e documentação necessária para inscrição de chapas e será publicada nos veículos de grande circulação.

Para o Gerente Institucional da ACIPG, Gilmar Denck, as eleições são um momento importante do associativismo, bem como para toda a sociedade. “A importância de um processo eletivo em uma entidade é revestida de um caráter educacional. Nós precisamos entender que a entidade é nossa e que ela tem um papel de transformação na sociedade. Pois atua diretamente na economia incentivando, favorecendo e fomentando o empreendedorismo”, explica.

Denck reforça os princípios primordiais que guiam a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), e que eles são reforçados com a realização das eleições. “O associativismo é baseado nos três princípios primordiais: liberdade, democracia e solidariedade. É livre porque todo associado é livre para entrar e sair quando quiser, ele é voluntário, é uma livre adesão no movimento. Ele é democrático porque aqui toda empresa tem um voto, não importa o tamanho da empresa, o peso é o mesmo. Ainda é democrático porque a assembleia do associado é soberana, é ela que define todos os rumos da entidade. E é solidária porque aqui nós deixamos os nossos interesses para trabalhar pelos interesses coletivos. Deixamos de ser interesseiros para nos tornarmos interessantes”, afirma. “Desta forma, é importante abrir espaço para que todos os associados tenham oportunidade de trabalhar pelo desenvolvimento de seu município através da atuação voluntária junto à ACIPG”, finaliza Denck.

da assessoria