Campanha sensibiliza quanto a importância da prevenção para a saúde e para a economia da cidade
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) lança nesta sexta-feira (19) a campanha de conscientização Movimento PG contra a Covid-19, que foi gerada por entidades, na busca de conscientizar a sociedade ponta-grossense no combate à doença e aos efeitos negativos que causa na economia da cidade. No final do mês de maio aconteceu uma importante reunião entre representantes da ACIPG, do Conselho de Desenvolvimento de Ponta Grossa (CDEPG) e da Coordenadoria das Associações Comerciais do Centro do Paraná (Cacipar) com a promotora do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Fernanda Basso Silvério em que foram discutidas preocupações e saídas para a retomada da economia, surgindo a ideia da campanha.
Participaram do encontro virtual o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, o presidente do CDEPG, Wilson Oliveira e o presidente da Cacicpar, Lino Lopes. Fonseca entendeu a reunião como positiva. “Na reunião, ouvimos as preocupações do MP, como também mostramos o posicionamento dos empresários da região. Além disso, foi um consenso da importância da elaboração de uma grande campanha de conscientização não apenas para a classe empresarial, mas para a toda a população sobre os cuidados necessários para combater a pandemia”, explica Fonseca.
Lopes apontou que a promotora se demonstrou muito bem-disposta a escutar a sociedade civil organizada e isso foi muito importante. Segundo ele, deve-se cuidar da saúde, mas sem esquecer a economia, pois a situação pode ficar grave futuramente. “A Cacicpar levou propostas para a abertura do comercio de maneira segura e a promotora se demonstrou aberta ao diálogo. A intenção foi mostrar que as lideranças estão engajadas para tomar as medidas necessárias de proteção, para que voltemos à normalidade com muita responsabilidade. Não é hora de divisão, mas de união para superar as dificuldades”, avalia o presidente da Cacicpar.
O presidente do CDEPG ressalta que dessa forma, foi vislumbrada uma maneira da reabertura total do comércio, dentro de parâmetros e regras. No entanto, as entidades deveriam se comprometer em buscar o engajamento de toda a comunidade. “É uma tarefa grande, mas honrosa para trabalhar de mãos dadas com a sociedade, através das entidades empresariais, da imprensa, a Prefeitura e o MP, buscando o retorno progressivo da economia, mas de maneira consciente quanto aos riscos gerados pela pandemia”, disse Oliveira.
Como resultado da reunião, no mês de junho a ACIPG elaborou uma campanha com o intuito de levar uma mensagem de conscientização da prevenção não apenas como ferramenta de saúde pública, mas também para evitar um fechamento generalizado do comércio, que prejudica a economia e por consequência gera desemprego. Para Fonseca, qualquer entidade pode fazer parte do Movimento PG contra a Covid-19. “Não vamos destacar as entidades participantes pelo falo da campanha ser da cidade e de todas as instituições que quiserem ajudar”, disse o presidente da ACIPG.
Para o diretor de Comunicação e Marketing da ACIPG, Athos Sá, a campanha não é da instituição, mas do povo de Ponta Grossa, representado pelas entidades como a ACIPG, CDEPG, Cacicpar e outras que entendam a necessidade de sensibilizar a população da importância da prevenção. “Estamos em um momento muito delicado em que para mantermos o comércio aberto e a economia funcionando, precisamos que a população colabore e que tome as medidas de proteção necessárias. Decretos restritivos da Prefeitura ocorrem ultimamente para conter a falta de consciência das pessoas, como o toque de recolher ou a utilização de parques, por exemplo. A economia de Ponta Grossa precisa deste apoio para que as empresas não passem por mais dificuldades e os empregos sejam mantidos”, finaliza Sá, que comenta que as peças da campanha serão produzidas pela ACIPG, mas distribuídas para todos os meios de comunicação que tiverem o interesse de levar esta mensagem a diante.
Informações/Fotos: Assessoria de Imprensa