A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) reuniu, na noite da última quinta-feira (07) empreendedores de diferentes segmentos para o lançamento de um projeto voltado para o crescimento da economia local, o programa Associar.
No evento ‘Gigantes do Empreendedorismo’ integrantes da diretoria e colaboradores da ACIPG detalharam o funcionamento do programa, destacando a importância do associativismo para o crescimento dos diferentes segmentos, além de ouvir dos empreendedores as principais dúvidas e problemas que cada setor enfrenta atualmente.
A presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, destacou o papel que a entidade tem na evolução do segmento e na promoção das melhorias para a economia de Ponta Grossa, bem como no desenvolvimento da cidade e região. “Nós estamos aqui voluntariamente para fazer algo pela nossa cidade, pela nossa comunidade, pelo setor produtivo. Se nós não nos unirmos para mudar alguma coisa, quem fará por nós? Nós temos que ter essa consciência de que temos que ocupar os nossos espaços, estarmos à frente nessas Câmaras de Desenvolvimento, porque juntos seremos mais fortes. Quando nos unimos, nós descobrimos que não estamos só, mas que juntos podemos encontrar soluções”, afirmou.
Já a Diretora de Associativismo da ACIPG, Adriana Mendonça, destacou a importância dos empreendedores se unirem em prol de um crescimento em comum, e que o associativismo é o caminho para se obter essas melhorias. “O mercado é todo entrelaçado, e ninguém melhor do que outra pessoa do teu segmento para conhecer seu universo. Por isso a gente defende a ideia de que o associativismo é o caminho, é estarmos unidos, próximos, mudarmos a visão. É importante que o concorrente também cresça, porque se determinado segmento estiver fortalecido, significa que não só um ou outro, mas todos estão crescendo. E é isso que a Associação Comercial quer ver: o crescimento de toda a cidade, não só de um ou outro”, explicou.
Gilmar Denck, Gerente Institucional da ACIPG, explicou conceitos do associativismo e explanou como a união entre os empreendedores, aliado à aplicação na prática destes mesmos conceitos podem resultar na evolução da economia local. “Grupos unidos têm força, não só perante à política, e o que a gente propõe é simples: a solução está nessa união, no associativismo, juntos nós podemos. A gente quer criar câmaras por segmentos e conselhos por setor, para que possa trabalhar essas ações”, detalhou. Os próximos passos do Associar agora incluem a criação de Câmara Técnicas e o início da aplicação do programa de Capacitação Técnica junto aos empreendedores.
A presidente Giorgia Bin Bochenek destacou que a adesão ao programa Associar é um importante passo na solução de problemas que os empreendedores enfrentam à frente de seus negócios. “Só seremos fortes se nos unirmos. E se nós entendermos isto, vamos entender que o associativismo é a ferramenta ideal, é o mecanismo que temos hoje para solucionarmos problemas que enfrentamos no dia a dia”, explicou.
da assessoria