O grupo Alcoólicos Anônimos existe há 87 anos em nível mundial. Foi fundado nos Estados Unidos e hoje está presente em 180 países, com mais de 2 milhões de membros. Dois membros do A.A. de Ponta Grossa participaram do programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (10), e contaram suas experiências com o grupo. Como trata-se de um grupo anônimo, os entrevistados não foram identificados.
Constatado pela Organização Mundial da Saúde, o alcoolismo é considerado uma doença que não tem cura, mas que pode ser ‘detida’. “O A.A. entra com sugestões. A primeira sugestão que é dada à pessoa que chega no grupo é ‘evite o primeiro gole'”, revela um dos membros. “O A.A. é um grupo de pessoas que compartilham força e esperança a fim de resolver o problema comum, que é o alcoolismo, e ajudar o outro a pensar na sobriedade. São pessoas de várias camadas sociais”, completa.
O entrevistado ressalta que o grupo não tem caráter religioso, não é movimento político e não pertence a nenhuma instituição. “Nós temos um slogan que diz: se o seu caso é beber, o problema é seu. Se o seu caso é parar de beber, o problema é nosso. Se acha que está com problemas com álcool é só chegar no alcoólicos anônimos”, completa.
Recomeço
O participante considera que o Alcoólicos Anônimos é uma filosofia de vida. “A qualidade de vida que existe nos 12 passos que são sugeridos para a recuperação de quem chega no grupo é que vai dar a autoestima para ele novamente”, afirma.
Para conduzir as reuniões, o A.A. utiliza da ferramenta “12 passos”, que consiste em um conjunto de princípios que, se praticados como um modo de vida, podem expulsar a compulsão pelo beber destrutivo e possibilitar que o indivíduo tenha uma vida integra, feliz e útil. “Os doze passos é a oportunidade do indivíduo se encontrar consigo mesmo e ter a oportunidade de ter uma vida tranquila, agradável e útil, sem o uso de bebida alcoólica”, pontua.
Em Ponta Grossa, são cinco grupos dos Alcoólicos Anônimos, além de um grupo em Castro, Ipiranga e Palmeira. Confira os endereços:
Saiba quais são os 12 passos:
Primeiro Passo
Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
Segundo Passo
Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
Terceiro Passo
Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
Quarto Passo
Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
Quinto Passo
Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
Sexto Passo
Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
Sétimo Passo
Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
Oitavo Passo
Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
Nono Passo
Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.
Décimo Passo
Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
Décimo Primeiro Passo
Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
Décimo Segundo Passo
Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.
Confira a entrevista na íntegra: