Domingo, 28 de Abril de 2024

“Alergia pode acontecer em qualquer idade”, afirma médica alergologista Leilane Hoffmann

2022-03-10 às 11:05

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na rádio Lagoa Dourada, a médica alergologista Leilane Hoffmann Nogueira, debateu sobre temas voltados à alergia e os tratamentos necessários.

De acordo com a médica, a queixa mais frequente dos pacientes é com relação à rinite alérgica, que tem grande incidência na população. “Tem muitos pacientes que já são acostumados com a rinite e às vezes levam anos para chegar no médico. Às vezes a pessoa tem rinite na infância, some e aparece na vida adulta, não existe um padrão para todo mundo”, pontua.

Sobre a idade em que as alergias podem se manifestar, Dra. Leilane afirma que é algo incerto. “Pode acontecer em qualquer momento da vida, a pessoa nasce com uma tendência de ser alérgica, mas o momento que a alergia vai aparecer, ou o quanto os fatores ambientais ou a mudança do nosso estilo de vida podem influenciar, a ciência ainda não sabe, mas pode aparecer em qualquer idade”, completa.

Outro tema muito discutido quando se trata de alergia é com relação às picadas de insetos. A médica explica que as alergias provocadas por picadas de pernilongo e abelhas, por exemplo, provocam reações diferentes. “A picada do pernilongo vai fazer reação no local, pode fazer bolha, ferida, mas não vai passar disso. A ferroada de abelha, vespa, marimbondo, formiga, o veneno delas vai causar essa reação alérgica mais grave. No caso da abelha, o paciente pode ter um quadro muito rápido e desmaiar, a pressão dele caiu, ele vai chegar num estado de choque e desmaia”, afirma. A orientação nesses casos, é de procurar socorro o mais rápido possível.

Para acompanhar a médica nas redes sociais, basta acessar: @alergoimuno.leilane

Confira a entrevista completa: