Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

AMTT instala placas com QR Code com informações sobre o transporte coletivo em PG

2021-06-17 às 17:43

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), inicia, nos próximos dias, a instalação de placas informativas que utilizam a tecnologia QR Code em diversos locais do Município. Os pontos inteligentes, como estão sendo chamados pela AMTT, contam com a possibilidade de o usuário acessar informações relacionadas ao transporte coletivo utilizando a câmera de um smartphone com acesso à internet.

Para isso, basta que o cidadão realize a leitura do código presente na placa utilizando a câmera do aparelho celular. Na sequência, ele será direcionado para uma página onde pode verificar dados relacionados ao sistema tais como as linhas que passam por aquele ponto específico e os horários.

De acordo com o presidente da AMTT, Romualdo Camargo, os primeiros locais a receberem os ‘pontos inteligentes’ serão os terminais do transporte coletivo. Na sequência, a iniciativa será implantada em mais de 300 locais nos bairros do Município. “Com a instalação dos pontos inteligentes, os usuários poderão ter acesso facilitado a informações importantes do transporte coletivo. Essa medida beneficia não só os cidadãos de Ponta Grossa, mas também aqueles que visitam a cidade e eventualmente necessitam utilizar o sistema de transporte sem ter conhecimento prévio sobre linhas e horários”, declara.

Segundo a diretora do departamento de transporte (Detra), Rosana Cruz, a tecnologia já vinha sendo estudada pela AMTT e agora será implantada de forma definitiva. “Nós realizamos testes prévios com placas provisórias para verificarmos a adesão da população e a viabilidade da iniciativa. Como tivemos um bom resultado, optamos por implantar em definitivo, agora com a instalação de placas de metal, que tem maior durabilidade e podem ser facilmente instaladas em diversos pontos”, explica.

Da assessoria